Facebook terá papel importante nas eleições brasileiras deste ano

Por Redação | 11.04.2014 às 13:37 - atualizado em 11.04.2014 às 15:12
photo_camera Divulgação

O Brasil será palco da Copa do Mundo de Futebol nos meses de junho e julho. Mas um outro evento importante também está agendado para este ano: as eleições, que acontecem em outubro. E no que depender do crescimento massivo da internet por todo o país, a eleição de novos políticos neste ano promete ser a mais comentada em todas as redes sociais.

Essa é a opinião de Katie Harbath, líder global para campanhas políticas do Facebook. Nesta quinta-feira (10), a executiva participou de uma conferência sobre eleições e redes sociais organizada pelo próprio Facebook, na qual assessores de imprensa de senadores e deputados conheceram práticas de campanha inovadoras que tiveram sucesso no site fundado por Mark Zuckerberg.

De fato, as redes sociais podem ter um papel decisivo nos países que terão seu ano eleitoral, como o Brasil. Só no ano passado, o termo "eleições" foi o segundo mais citado na rede social em todo o mundo, ficando atrás apenas de "Papa Francisco" e à frente de temas como "Bebê Real". Segundo Bruno Magrani, diretor de relações institucionais do Facebook, os usuários que estão interessados em saber sobre eleições utilizam o site para conversar sobre o assunto.

Katie está no Facebook desde 2011 e é conhecida por seu forte engajamento na internet em campanhas eleitorais nos Estados Unidos. De acordo com ela, a principal preocupação dos políticos brasileiros atualmente é como ter mais empatia para ser mais participativo e se aproximar do eleitor na rede social.

"Sempre digo que um bom caminho é divulgar fotos de bastidores da campanha, por exemplo. O número de menções às eleições no Brasil vem aumentando no Facebook a cada mês e os políticos estão se preparando para lidar com isso", comentou. Katie ainda acredita que o Facebook continuará sendo importante em outras esferas da sociedade, como no caso dos protestos. "Não posso prever o futuro, mas acredito que o Facebook vai continuar tendo um papel central neste sentido", disse.

As eleições de 2014 acontecem no dia 5 de outubro – caso haja segundo turno, ocorrerá no dia 26 de outubro. Serão eleitos o Presidente da República e em cada Estado o governador, um senador, deputados federais e deputados estaduais. Pela atual legislação brasileira, a propaganda eleitoral na internet está autorizada a partir do dia 6 de julho, mesma data em que os candidatos poderão realizar comícios e propagandas na TV. O texto completo da lei pode ser acessado no site do Tribunal Superior Eleitoral.