Facebook também registra mensagens não publicadas pelos usuários

Por Redação | 16.12.2013 às 17:44

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland indicou que o Facebook registra não apenas aquilo que é publicado, mas absolutamente tudo que é digitado pelo usuário. Segundo o estudo, publicado no site Slate, todas as informações inseridas na rede social acabam sendo enviadas para o banco de dados.

Essa conclusão foi atingida com a análise dos perfis e publicidade exibidas para cinco milhões de donos de perfis na rede social. Foram avaliadas as atualizações de status, comentários, curtidas, mensagens enviadas por meio de chats e também, claro, aquilo que eles chegaram a digitar mas optaram por não enviar. A descoberta foi que tais informações também estavam sendo catalogadas e utilizadas para direcionamento de anúncios.

Não existe suporte oficial do Facebook para o estudo, claro, mas a pesquisadora-chefe Jennifer Golbeck aponta uma ideia recente da rede social, que incentiva seus usuários a compartilharem mais e mais coisas. A ideia da empresa é que se perde valor a cada atualização ou mensagem não enviada e o monitoramento constante seria uma maneira de contornar isso e evitar a autocensura.