Facebook cria FAQ sobre privacidade na ferramenta Graph Search

Por Redação | 29.01.2013 às 11:38
photo_camera CNET

O Facebook publicou nesta segunda-feira (28) em seu blog oficial algumas explicações sobre as questões de privacidade envolvendo sua nova ferramenta de buscas, a Graph Search, e um vídeo com algumas instruções de como manter seus dados privados da nova busca social como, por exemplo, marcações, fotos, compartilhamentos, 'curtir' entre outros.

A Graph Search, lançada em beta há duas semanas, oferece aos usuários da rede social uma nova forma de busca por conteúdos de seus amigos através de termos ou palavras-chave, mas, no entanto, expõe muitas informações pessoais dos usuários que muitas pessoas não percebem que estão disponíveis para a visualização de todos. E muitos especialistas acreditam que o motor de buscas do Facebook também pode ser o ambiente ideal para ataques na web.

"Recentemente, nós recebemos muitas perguntas sobre como a Graph Search funciona. A Graph Search quer tornar todas as informações que as pessoas compartilham no Facebook mais úteis e de uma forma muito pessoal e que respeita a privacidade do usuário", escreveu a empresa em seu blog oficial. "Queríamos aproveitar esta oportunidade para responder a essas perguntas sobre o funcionamento da Graph Search, e para enfatizar como é importante para nós que as pessoas entendam como controlar quem pode visualizar o que elas compartilham no Facebook".

Segundo o CNET, o Facebook estaria interessado em acalmar os ânimos acerca do seu novo produto antes da divulgação dos seus resultados do quarto trimestre de 2012, que deverá acontecer nesta quarta-feira (30). As informações que a empresa publicou e as perguntas que respondeu estão diretamente relacionadas aos detalhes apresentados quando do lançamento da ferramenta de busca.

A postagem e o vídeo mostram como os usuários podem controlar quem visualiza suas opções de 'curtir', como ajustar quem tem acesso à sua lista de amigos e familiares, e quem pode visualizar as imagens e postagens em que foi marcado. A empresa ressalta ainda o uso das ferramentas de privacidade e também do novo ícone, no formato de um cadeado, presente na página inicial do Facebook, onde estão concentradas estas ferramentas.

Confira abaixo o vídeo explicativo, em inglês, sobre a Graph Search: