Usuários do Facebook não podem mais 'se esconder' dos resultados de busca

Por Redação | 18.01.2013 às 12:42

Pouco antes do lançamento do motor de buscas do Facebook, o Graph Search, a empresa teria removido a opção de ocultar perfis da busca na rede social. A medida visa ampliar os resultados da Graph Search, já que a ferramenta é alimentada pelo conteúdo publicado nos perfis - no entanto, especialistas acreditam que a medida poderá violar a privacidade dos usuários.

Antes do Facebook anunciar as mudanças em sua política de privacidade e lançar a Graph Search, os usuários eram capazes de manter em sigilo informações básicas presentes em seus perfis. O recurso tornava impossível que pessoas que não eram seus amigos no Facebook encontrassem seu perfil mediante uma busca na rede.

Se a opção de ocultar informações fosse mantida, o desempenho da Graph Search estaria prejudicado, já que seu algoritmo localiza pessoas, assuntos e fotos a partir do que é postado no Facebook como, por exemplo, "pessoas que gostam de Mad Men" ou "fotos de amigos até 2000".

Mark Zuckerberg apresentação Graph Search

Reprodução: Quartz

O Facebook, por sua vez, afirma que "apenas um por cento" dos usuários optaram por esconder seus perfis das buscas, mas um por cento dos usuários indica 10 milhões de pessoas - com base no 1 bilhão de usuários ativos da rede social -, o que não é um número a ser descartado.

Mesmo não permitindo que os usuários removam seus perfis completos da busca, o Facebook ainda deixa que eles optem por quem pode visualizar determinadas publicações no mecanismo de busca e em outras páginas da rede social. Para isso, a empresa lançou recentemente novos controles de privacidade e um ícone exclusivo para o acesso rápido a essas ferramentas na página inicial.