Facebook quer que você denuncie amigos que não usam nomes verdadeiros

Por Redação | 23.09.2012 às 14:00

Parece que o Facebook está intensificando a guerra contra os fakes presentes na rede social. Agora a empresa quer saber se os seus amigos estão realmente usando seus nomes reais para se relacionar no site. Isso mesmo: ele quer que você seja um dedo-duro.

Agora, quando encontra algum nome que considera "suspeito", a rede social de Mark Zuckerberg envia uma mensagem para os amigos daquela pessoa perguntando se aquele é o verdadeiro nome dela.

Quem se deparou com essa novidade foi um usuário do Twitter, um fotojornalista conhecido na rede de microblogging como @chapeaudefee. Ele fez um print da tela que apareceu em seu Facebook para mostrar como a rede social está abordando os usuários.

Nomes falsos no Facebook

A mensagem diz o seguinte: "Por favor, ajude-nos a entender como as pessoas estão usando o Facebook. Sua resposta é anônima e não afetará a conta do seu amigo. Este é o verdadeiro nome do seu amigo?"

Em seguida, ele dá aos usuários quatro opções de resposta: "Sim", "Não", "Eu não conheço essa pessoa", e "Eu não quero responder."

O pessoal do site TPM entrou em contato com o Facebook, mas a empresa se recusou a dizer o tamanho da nova pesquisa, se ela está restrita apenas a alguns países, e quanto tempo ela vai durar.

O TPM também disse que o porta-voz do Facebook assegurou - várias vezes - que todas as pesquisas feitas pela rede social são anônimas, e que o Facebook não está usando os dados que consegue por meio das pesquisas para tomar qualquer ação específica. Eles querem apenas entender melhor como seus usuários utilizam a rede social.

Alguém aí já se deparou com essa tela de "dedo-duro" em seu perfil?