Facebook altera algoritmo e agora vai privilegiar posts de fanpages

Por Redação | 22.01.2014 às 18:18 - atualizado em 22.01.2014 às 19:22

O Facebook está mudando o algoritmo que destaca textos na linha do tempo de seus usuários, de forma a privilegiar as páginas e conteúdos como links para notícias, artigos ou imagens enviadas por elas. As mudanças, segundo a rede social, já estão sendo aplicadas a partir desta quarta (22) e devem ser sentidas rapidamente tanto pelos usuários quanto pelos administradores de fanpages.

A mudança afeta, especificamente, na forma como os sistemas do serviço tratam as atualizações consideradas relevantes. Até agora, posts de páginas e de perfis comuns eram tratados da mesma forma. Como mensagens apenas com texto geravam mais engajamento entre os amigos do usuário, o algoritmo agia da mesma maneira com as mensagens enviadas por fanpages, onde imagens e links são mais chamativos para os seguidores.

Agora, essa diferenciação acabou. Para garantir que os administradores aproveitem melhor as mudanças no algoritmo, o Facebook publicou um pequeno guia que indica a utilização da ferramenta de compartilhamento de links para divulgação de textos externos, em vez da simples colagem da URL em meio ao texto publicado na rede social.

O Facebook também incentiva os administradores de páginas a analisarem melhor as estatísticas de curtidas, comentários e compartilhamentos para entenderem melhor as necessidades do público. Assim, fica mais fácil escolher o tipo de post mais adequado para a mensagem que se quer passar adiante.