Facebook quer ouvir sua opinião sobre os anúncios no seu feed de notícias

Por Redação | 12 de Setembro de 2014 às 12h10

O Facebook avança cada vez mais no campo dos anúncios, com sua mais recente adição colocando-os em meio às postagens de amigos e familiares. Mas, com isso, veio também uma preocupação com o tipo de conteúdo exibido, levando a rede social a lançar uma nova opção que permite aos usuários bloquearem determinados anunciantes ou saberem exatamente porque certas propagandas estão sendo exibidas ali.

A função já estava em fase de testes há algum tempo, mas agora deve estar disponível para todo mundo. Ela aparece como uma setinha para baixo, ao lado dos anúncios, a mesma que está na lateral das postagens tradicionais. Aqui, o que muda são as opções a serem escolhidas, que permitem a cada um personalizar um pouco melhor o que é exibido e mostrar a rede social o que interessa ou não.

É importante lembrar, desde o início, que o bloqueio de alguns anunciantes não vai fazer com que menos propagandas sejam exibidas. Elas serão apenas substituídas por outras consideradas mais adequadas aos gostos e preferências do usuário. Ou pelo menos é isso o que o Facebook espera com o incentivo à utilização da plataforma.

Facebook Ads

Pelo menu, você poderá indicar um anúncio como útil, por exemplo, ou ocultá-lo temporariamente. Além disso, caso a propaganda seja para uma página, poderá curti-la e seguir suas atualizações a partir da propaganda, além de ver quais amigos também curtiram o mesmo conteúdo. Se realmente estiver interessado, também é possível participar de um questionário sobre interesses, de forma a melhorar ainda mais o direcionamento da plataforma de publicidade.

De acordo com a rede social, o sistema funciona mais ou menos como o das páginas tradicionais. A tendência é que ele mostre mais e mais atualizações dos espaços que o usuário normalmente curte e essa mesma dinâmica seja aplicada quando uma propaganda for marcada como útil, fazendo aparecer mais artigos do mesmo tipo. A recíproca é verdadeira para anunciantes bloqueados ou propagandas ocultadas.

Para lidar com aqueles que tentarão burlar o sistema, o Facebook também diz ter suas armas. A empresa afirma utilizar um sistema de peso para avaliar o feedback de seus usuários, de forma que o algoritmo vai funcionar melhor para quem oculta anúncios esporadicamente. Aqueles que ocultarem as propagandas incessantemente poderão ver melhorias, mas aparentemente jamais serão capazes de “vencer a máquina”.

A mudança na dinâmica de anúncios faz parte de um esforço geral para melhorar a qualidade do feed de notícias. Ela vem lado a lado com um foco maior nas atualizações de amigos próximos, posts com imagens e das medidas para esconder as publicações caça links, que dizem que você não vai acreditar na reação daquele bombeiro ao resgatar um gatinho, por exemplo.

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