Facebook quer evitar que conteúdos falsos e fraudes se espalhem na rede social

Por Redação | 22.01.2015 às 09:22

O Facebook acaba de anunciar mais uma tentativa de deixar o feed de notícias da rede social mais “limpo” para seus usuários. A partir de agora, postagens falsas ou com hoaxes (fraudes) poderão ser reportadas na rede social como “notícia enganosa”.

É comum este tipo de conteúdo viralizar na rede social tentando convencer usuários da veracidade de fatos falsos, como a morte de uma celebridade, uma epidemia falsa e outros assuntos que acabam ficando em alta no feed de várias pessoas.

Com a novidade, a rede social quer evitar que notícias e fatos falsos, como morte de celebridades, viralizem dentro do site. Para isso, a novidade analisará a quantidade de pessoas que marcou uma determinada publicação como falsa e comentários desmentindo o fato para, então, fazer com que a publicação apareça cada vez menos no feed de outros usuários e, eventualmente, alertar que o conteúdo informado ali não é verdadeiro.

Justificando a mudança, o Facebook afirmou que realizou alguns testes e constatou que foi possível identificar que muitas pessoas compartilham notícias falsas na própria página, como links, fotos, vídeos e outros. O problema é que quando amigos alertam que se trata de um conteúdo falso, a tendência é que a publicação seja excluída. Tal comportamento reforça a tese do Facebook de que o usuário havia sido enganado anteriormente por aquele conteúdo.

Facebook hoaxes

“Como consequência, o feed de notícias agora oferece a nova opção 'é uma notícia falsa' quando um usuário vai esconder uma história. Temos trabalhado no algoritmo do recurso para que agora ele tome nota de quando muitas pessoas destacarem um post como falso ou quando muitos usuários apagarem, resultando na anotação de bandeira vermelha e distribuição reduzida”, explicou a rede social.

A mudança não tem como objetivo “censurar” conteúdos, já que as notícias falsas não serão excluídas da rede. Contudo, esse tipo de publicação terá um alcance menor, conforme denúncias dos próprios usuários. A mudança também não afeta os conteúdos satíricos e, segundo a empresa, apenas perfis que publicam muitos hoaxes irão perceber as alterações, com diminuição do alcance de suas publicações.

Para o Facebook, os hoaxes são uma forma de spam, pois atraem os usuários com os chamados scams (ganhe um brinde clicando aqui, exemplifica), além de conter notícias deliberadamente falsas e enganosas.

O recurso foi anunciado inicialmente em inglês e aos poucos deve ser disseminado entre todos os usuários da rede social.

Fonte: http://www.digitaltrends.com/social-media/facebook-tweaks-news-feed-to-cut-down-on-hoaxes/http://newsroom.fb.com/news/2015/01/news-feed-fyi-showing-fewer-hoaxes/