Facebook quer entender o que seus usuários falam sobre a televisão

Por Redação | 31 de Janeiro de 2014 às 18h08

As redes sociais são uma das principais ferramentas de engajamento quando o assunto é entretenimento, com os amigos e conhecidos comentando sem parar sobre o que está passando na TV e os melhores seriados do momento, por exemplo. Agora, o Facebook quer fazer um esforço para entender exatamente como seus usuários utilizam a plataforma para falar sobre esse assunto.

A empresa de uniu à SecondSync, uma companhia do Reino Unido especializada em análises sociais de TV, para liberar o estudo “Assistindo com os Amigos”. A pesquisa já está acontecendo e os primeiros resultados devem sair daqui a duas semanas. Essa também será a primeira vez que um estudo conduzido pelo Facebook é liberado integralmente para o público em geral.

Com foco na programação de países como Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, a pesquisa irá analisar os posts de acordo com gênero, localização geográfica e dispositivo usado para comentar. Além disso, a pesquisa será feita antes, durante e após as transmissões, de forma a medir a expectativa, os comentários de primeira hora e também como os programas foram encarados pelos espectadores.

Desde já, o Facebook deixa claro que a ideia do “Assistindo com os Amigos” é liberar informações sobre os hábitos dos usuários, sem necessariamente revelar dados pessoais deles. É justamente daí que veio a ideia de liberar os resultados também para o público, tornando seu uso livre e irrestrito desde empresas até gente comum.

A parceria entre o Facebook e a SecondSync é de longo prazo. De acordo com as empresas, a ideia é ir enriquecendo o estudo ao longo do ano para, antes do final de 2014, liberar um painel compreensivo sobre a utilização da rede social como meio de discussão sobre a programação da TV.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.