Facebook quer "congelar" fotos que não são visualizadas com frequência

Por Redação | 22.02.2013 às 15:42

Por mais que você não se lembre de todas as fotos sem muita importância que já postou no Facebook, elas continuam lá, ocupando um precioso espaço de dados da rede social.

Para ter uma ideia da dimensão de informações armazenadas pelo Facebook, são mais de 240 bilhões de fotos e outros bilhões de vídeos e atualizações de status. Os usuários da rede social adicionam mais 350 milhões de fotos todos os dias.

Como Zuckerberg não pode simplesmente sair deletando todas as fotos que não recebem visualizações, a rede social está pensando em uma maneira mais eficaz de armazená-las.

Segundo informações do jornal The Oregonian, o Facebook está se preparando para testar um sistema de armazenamento em seu data center em Prineville. Trata-se de uma espécie de "congelador" para aqueles posts que as pessoas não precisam todos os dias, mas também não querem abrir mão completamente.

O Facebook explica que 82% do seu tráfego está focado em apenas 8% de suas fotos. Ou seja, a ideia de "congelar" as fotos que não estão em alta rotação será uma maneira mais fácil de armazená-las. Mas a empresa não quer que isso afete a experiência do usuário no site.

"A base será de que isso não tenha impacto sobre a experiência do usuário - para pensar em uma questão de segundos, ou milissegundos", disse Michael Kirkland, gerente de comunicação do Facebook.

Cada um dos três data centers de 16 mil metros quadrados do Facebook pode conter um exabyte de dados - o equivalente a 1 milhão de GB.