Facebook quer anunciantes varejistas do Google

Por Redação | 12.05.2014 às 16:03

O Google controla 40% do marketing digital nos Estados Unidos e o Facebook quer uma fatia maior desse mercado. De acordo com informações do Business Insider, Mark Zuckerberg tem liderado uma investida direta com varejistas em busca de seus anúncios.

A ideia, é usar uma estratégia semelhante à que vem sendo usada para anúncios de instalação de aplicativos no Facebook para dispositivos móveis: encontrar o público alvo em diversas plataformas e sugerir conteúdo mais relevante.

Para explicar como os anúncios em sites de busca são menos efetivos que seus modelos, o Facebook disponibiliza um slide deck, uma "cartilha digital" explicando o que pode ser mais atrativo para usuários e vantajoso para varejistas.

facebook vs google

Em um slide, por exemplo, o Facebook mostra um estudo aos comerciantes. Na pesquisa, o número de pessoas em busca de "sapatos" na web no último trimestre de 2012 foi de 115 milhões, diante de 748 milhões de compradores do produto online. Ou seja, quem procura por "sapatos" em mecanismos como o Google representa uma pequena fração de consumidores que efetivamente obtiveram o produto online.

Em outro tópico do "Facebook for Direct Response Marketing" (ou Facebook para Resposta do Marketing Direto) há um slide com uma imagem de um anúncio na Linha do Tempo do Facebook ao lado de um anúncio na busca do Google. A empresa de Zuckerberg argumenta que a propaganda feita em tempo real durante o uso da rede social é vista de forma mais espontânea e aceita de maneira mais natural do que as do concorrente, muitas vezes evitadas pelos usuários.

O slide deck completo detalha também outros números, engajamento de usuários e informações complementares que valorizam o anúncio no Facebook, em detrimento aos mecanismos de busca. Com o sucesso recente desse tipo de marketing obtido por Zuckerberg em dispositivos móveis, é bom o Google ficar de olho, se não quiser ver sua grande fatia ser abocanhada pela rede social.

Fonte: http://www.businessinsider.com/facebook-steal-google-retail-advertising-2014-5