Por bate-boca de modelo, Facebook pode ficar fora do ar nesta sexta no Brasil

Por Redação | 03.10.2013 às 18:12

Caso não cumpra uma decisão judicial publicada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na última quarta-feira (02), o Facebook vai sair do ar no Brasil na próxima sexta-feira (04). A ordem é de que a rede social retire do ar mensagens ofensivas publicadas pela modelo e apresentadora Luize Altenhofen sobre o dentista Eudes Gondim Jr.

Luize e Eudes são vizinhos, e as tais mensagens que foram postadas no Facebook, e consideradas ofensivas pelo dentista, o acusam de ter agredido o cachorro da apresentadora. Em sua defesa, Eudes diz que na verdade o cão da raça Pit Bull invadiu seu jardim e ameaçou sua família. Ele então usou uma barra de ferro para afastá-lo, mas o animal sofreu convulsões com as pancadas e foi levado para a clinica veterinária. No mesmo dia, Luize arrebentou o portão da casa do dentista com sua caminhonete.

A decisão sobre a retirada do Facebook do ar é da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros e, caso não seja atendida em 48 horas, a Justiça pedirá a provedores de internet que bloqueiem o acesso à rede social em todo o país. Em sua decisão, o juíz responsável pelo caso escreveu ainda que "o Facebook não é um país soberano superior ao Brasil".

Em nota, o Facebook Brasil informou que "tem por política cumprir ordens judiciais para bloqueio de conteúdo desde que tenha a especificação do conteúdo considerado ilegal". Porém, não informou se retirará as páginas consideradas ofensivas do ar. A empresa também informou que, até o momento, não recebeu nenhum endereço eletrônico relativo ao conteúdo em questão.