Copiando o Twitter: Facebook pensa em adotar hashtags, segundo jornal

Por Redação | 15.03.2013 às 07:05

Parece que o Facebook finalmente resolveu adotar as hashtags (#), uma vez que os usuários da rede de Mark Zuckerberg já estavam utilizando por conta própria sem nenhum fundamento real.

Quem divulgou a notícia foi o The Wall Street Jornal, que alegou ter conversado com fontes que disseram que as hashtags fazem parte dos planos do Facebook, mas não devem aparecer tão cedo para os usuários.

O jogo da velha é considerado um dos marcadores mais emblemáticos do Twitter, e é um facilitador na hora de buscar determinados assuntos dentro da rede de microblogging. Apesar de sua popularização, a hashtag está intimamente associada ao Twitter.

O Facebook está testando a possibilidade de seguir o exemplo do Twitter e permitir que os usuários cliquem em uma hashtag para trazer para cima todos os posts sobre temas ou eventos semelhantes. No final das contas, a ideia é dar aos usuários mais razões para ficarem conectados e verem mais anúncios. O Instagram, que o Facebook adquiriu no ano passado, já usa hashtags, permitindo aos usuários organizar as fotos com o símbolo.

Está certo que as hashtags são atalhos úteis, mas todas as empresas que as utilizam também tornam suas redes pesquisáveis por palavras-chave. O Facebook está claramente tentando melhorar o seu jogo no que diz respeito a busca, principalmente com a introdução do Graph Search, por isso não seria surpreendente se a rede social finalmente adicionasse hashtags para organizar melhor seu conteúdo.

Leia também: 5 maneiras para usar as hashtags do Twitter a favor da sua empresa