Facebook muda políticas de uso e mina ainda mais o alcance orgânico das fanpages

Por Redação | 08 de Agosto de 2014 às 13h25

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (07) uma série de mudanças na sua plataforma de políticas e as mais importantes delas envolvem os games e uso adequado da rede social.

No primeiro caso, a rede social atualizou as políticas de uso que dizem respeito aos jogos e deixou claro que todos os que cobram por qualquer coisa devem deixar isso explícito para o usuário. Os desenvolvedores terão até 90 dias para readequar os games para o novo padrão e a ideia do Facebook é coibir a cobrança indevida ou reclamações dos usuários que dizem não saber que esse ou aquele jogo é pago ou exige pagamentos para obtenção de itens, por exemplo.

"Os jogos que exigem ou possuem compras opcionais dentro do app devem explicitar isso na descrição do app tanto no Facebook quanto em outras plataformas que oferecem suporte", diz o novo texto. "Isso é para deixar claro para todos os usuários que podem haver cobranças durante o jogo", conclui a nova regra.

Quanto ao chamado "uso adequado", a rede social explicitou que todos aqueles que incentivarem ou forçarem alguém a utilizar o plugin social ou curtir uma página no Facebook como forma de obter acesso a conteúdo, recompensa ou qualquer coisa do tipo serão punidos. A estratégia é uma tentativa clara de barrar o crescimento orgânico forçado de páginas que há algum tempo tentam burlar os algoritmos da rede social.

Apesar disso, a rede social deixa claro que "ainda é permitido incentivar pessoas a fazerem login nos aplicativos, dar check-in em lugares ou participar de promoções nas páginas". Segundo a companhia, a medida visa garantir que "as pessoas curtam as páginas porque elas querem curti-la e receber seu conteúdo e não por causa de incentivos artificiais".

A nova regra é no mínimo curiosa, já que os "incentivos artificiais" só tiveram início depois que o Facebook derrubou o alcance orgânico do conteúdo das páginas para forçá-las a pagar por anúncios. Com a nova regra, Mark Zuckerberg vai minando cada vez mais as possibilidades de crescer sem ter que pagar a rede social para isso.

De toda forma, todos terão que dançar conforme a música daqui a 90 dias. Portanto, se você é desenvolvedor de algum game ou possui uma página que usa "incentivos artificiais", é bom se readequar para não sofrer com as retaliações.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.