Facebook muda algoritmo que prioriza conteúdo no feed de notícias

Por Redação | 26.08.2013 às 16:56

Na semana passada, o Facebook anunciou novas mudanças na timeline de seus usuários, mas dessa vez a intenção é melhorar a qualidade do conteúdo apresentado pelas páginas da rede social. A empresa explica que "seu objetivo é mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas, no momento certo".

A rede social atualizou recentemente seu algoritmo de classificação do feed de notícias para tentar fazer com que o conteúdo orgânico das páginas que o usuário curte seja filtrado de acordo com o interesse de cada post. Antes de atualizar seu algoritmo, o Facebook realizou uma pesquisa com milhares de pessoas para entender os fatores que fazem com que os posts de uma página sejam considerados de alta qualidade.

As perguntas dessa pesquisa tentavam avaliar a visão de cada usuário sobre determinado conteúdo, qual sua relevância, se ele é oportuno, se a fonte é confiável, se ele gostaria de vê-lo em sua timeline. Até mesmo os memes entraram no questionamento. Isso porque muitas pessoas consideram páginas forradas de memes como conteúdo de baixa qualidade, mas devemos concordar que algumas são extremamente criativas e engraçadas. Portanto os memes como um todo não serão vítimas do novo algoritmo da rede social, desde que sejam relevantes e despertem o interesse do usuário.

O novo sistema de avaliação utiliza mais de mil fatores diferentes, tais como a frequência com que o conteúdo de determinada página é relatado como sendo de baixa qualidade – algo que pode ser mensurado pela quantidade de vezes que um post da página é ocultado no feed de notícias.

Ainda em relação à mudança no algoritmo, o Facebook diz que "para a maioria das páginas o impacto deve ser relativamente pequeno, mas páginas que estão vendo um bom engajamento em seus posts deverão notar um aumento no alcance. O resumo disso tudo é que a estratégia da sua página deve continuar a mesma: produzir conteúdo de alta qualidade e otimizá-lo para engajamento e alcance". A ideia do Facebook é estimular pequenas páginas a criarem conteúdos relevantes e interessantes, que despertem o interesse das pessoas em compartilhá-los com os amigos.