Facebook libera ferramenta para desenvolvedores testarem apps em conexões lentas

Por Redação | 25.03.2015 às 11:42

Mais do que problemas na conexão ou qualquer coisa parecida, uma das razões mais comuns para a lentidão de certos sites é exatamente o fato de eles não terem sido pensados para redes mais lentas. Afinal, como o 3G brasileiro vai dar conta de um conteúdo feito com a conexão ultraveloz da Coreia do Sul? Pois o Facebook já está começando a pensar em formas de minimizar esse impacto.

A rede social de Mark Zuckerberg liberou o código-fonte de sua ferramenta para que engenheiros e desenvolvedores possam testar o desempenho de seus aplicativos em conexões menos favorecidas. A ideia é que, com isso, eles possam simular velocidades reduzidas para analisar o funcionamento dos apps sob diferentes condições a fim de otimizá-los.

O ATC — sigla em inglês para Controle de Tráfego Aumentado — é um recurso utilizado pelo próprio Facebook para fazer essas medições e melhorar o funcionamento de seus serviços também em conexões Edge e 2G, além do 3G e LTE. Desenvolvido dentro de uma hackathon interna, ele é um dos responsáveis pelas melhorias significativas em suas versões móveis e continua sendo constantemente usado para testar o Messenger.

Acesse a ferramenta no GitHub.

Via Facebook