Facebook libera ferramenta para criação de aplicativos mobile

Por Redação | 30 de Dezembro de 2013 às 14h54

Para comemorar um grande ano no segmento mobile, o Facebook anunciou o lançamento do Origami, uma ferramenta que facilita o desenho de interações em aplicativos para celulares ou tablets. Rodando a partir do Quartz Composer, da Apple, a novidade é voltada para aqueles que não têm conhecimento em programação e querem criar apps com animações e diversas conexões entre funções.

Desenvolvido totalmente em código aberto, o Origami pode ser baixado por todos que estão registrados como desenvolvedores junto à Apple. A ferramenta, claro, precisa do Quartz Composer para funcionar e é interessante notar que ela modifica um pouco a utilização do velho software da empresa. Utilizado mais para animações ou gráficos em movimento, o programa ganha agora nova vida e passará a ser útil para uma nova gama de produtores.

Origami

Para os mais leigos, vale a pena lembrar também que o Origami não é necessariamente um construtor completo de aplicativos, e sim, um assistente de prototipagem. Por meio dele, os desenvolvedores criam toda a interação possível a partir de toques ou movimentos dos dedos pela tela, ou seja, toda as formas de utilização dos softwares.

O responsável pelo anúncio, James Pearce, afirmou ainda que o projeto de código aberto do Facebook está cerca de 1% completado. Ou seja, muito trabalho nesse sentido ainda deve ser realizado pela empresa e já dá para esperar uma série de novidades para o futuro.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.