Facebook lança serviço de notícias com foco em jornalistas

Por Redação | 24.04.2014 às 16:55

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento do FB Newswire, uma página dedicada à cobertura de notícias publicadas exclusivamente por usuários na linha do tempo da rede social ao redor do globo. O serviço, que foi criado em parceria com a agência Storyful, promete oferecer uma alternativa aos jornalistas na busca por informações em tempo real e notícias de última hora, mas pode ser acompanhado por qualquer usuário, tanto no Facebook quanto no Twitter, onde o projeto também possui uma conta.

A página usará um algoritmo para buscar "conteúdo relevante" entre as publicações dos usuários, incluindo fotos e vídeos sobre esportes, entretenimento, tecnologia, política e outros. Após essa etapa, tudo será filtrado e analisado pela equipe da Storyful.

FB Newswire

Com a nova empreitada, o Facebook almeja se posicionar como fonte de informação pública nas mídias sociais nos moldes que o Twitter se estabeleceu. Andy Mitchel, diretor de parcerias de mídia do Facebook, afirmou que a medida não foi concebida como um ataque ao Twitter e que os serviços são complementares. "O que nós estamos tentando fazer é garantir que os jornalistas tenham o maior número de opções possíveis para que possam contar a história mais completa", disse ele.

O aumento do tráfego impulsionado por usuários que clicam em uma notícia no Facebook, de acordo com Mitchel, quadruplicou em 2013 e foi o fator motivador para a criação do projeto. O fato é que depois das hashtags o Facebook incorporou até mesmo o seu próprio trending topics, recurso criado pela rede de microblogs.

Diferentemente do feed de notícias, no qual o usuário tem uma experiência personalizada, o FB Newswire trará conteúdo diverso que se mesclará à própria linha do tempo do usuário. Para receber as notícias selecionadas pela rede social, basta clicar em "Curtir" na página oficial do projeto.