Facebook lança plataforma específica para agências publicitárias

Por Redação | 26.01.2015 às 14:25
photo_camera Divulgação

Com o objetivo de atender à demanda de diferentes mercados, o Facebook lançou nesta segunda-feira (26) um portal dedicado às agências de publicidade. Batizado de Facebook para Agências, a página reúne informações sobre a plataforma, orientações sobre geração e direcionamento de anúncios e informações que vão ajudar os anunciantes na construção de suas marcas, vendas online e medição de resultados.

De acordo com o site TI INSIDE, o portal tem como objetivo facilitar o dia a dia das agências com os dados que vão dar suporte geral para o planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias – ou seja, auxiliar na venda de produtos ou das marcas. Também serão apresentados na página cases de sucesso daqui do Brasil e de outros países.

"Nesses quatro anos de Facebook no Brasil, percebemos o amadurecimento do mercado e o quanto aumentou a demanda por informações e dados sobre a plataforma por parte das agências. O portal vai centralizar os dados e facilitar o acesso às informações, locais e globais, que as agências necessitam para criar suas campanhas", destaca Renata Gimenez, gerente de parcerias do Facebook.

A iniciativa é um dos pilares da estratégia da rede social de aproximação e relacionamento com o mercado publicitário. Em 2014, além da ampliação da equipe dedicada ao atendimento de agências – hoje com mais de 10 profissionais no mercado –, a empresa reforçou a grade de treinamentos e eventos online (webinars) e presenciais, que atenderam mais de duas mil pessoas ao longo do último ano na sede do Facebook, na cidade de São Paulo.

A nova página também vai informar as datas dos webinars do Facebook que serão realizados em 2015, além do dia da segunda edição do Agency Day, também em São Paulo. O evento é dedicado às agências, e sua última edição reuniu 300 participantes no ano passado.

O Facebook tem se esforçado para oferecer não apenas serviços de uma rede social comum, mas também focada no mercado profissional. Recentemente, a companhia divulgou que está fazendo testes com uma plataforma voltada só para empresas e trabalhadores em busca de oportunidades, algo semelhante ao que já acontece no LinkedIn.

A plataforma em questão é o Facebook at Work, que possui o mesmo design da rede social comum, mas com ferramentas para potencializar a procura por empregos ou interação das entidades com seus funcionários, uma vez que o serviço permite que empregados de uma mesma companhia conversem e colaborem entre si usando o site de Mark Zuckerberg. Por enquanto, a novidade é restrita a alguns parceiros selecionados pelo Facebook, mas chegará para todos em breve em versões para computador e dispositivos móveis com sistemas Android e iOS.