Facebook lança novo aplicativo de leitura de notícias, o Paper

Por Redação | 30.01.2014 às 14:54
photo_camera Reprodução/Facebook

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (30) o seu novo aplicativo de leitura de notícias intitulado "Paper". O app, que estará disponível para smartphones e tablets, contará com 19 seções de notícias, incluindo esportes, tecnologia e cultura pop, e apresentará o feed de notícias do usuário com um visual totalmente remodelado e diferente do que estamos acostumados a ver atualmente.

Segundo informações do portal CIO, o aplicativo estará disponível, inicialmente, apenas para iPhone a partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro, nos Estados Unidos. A tendência é que ele seja liberado a outros mercados aos poucos e que em breve marque presença em iPads e dispositivos Android.

O Paper é o primeiro produto do Facebook Creative Labs, uma iniciativa da companhia que promove e incentiva pequenos times a desenvolverem novos apps voltados para dispositivos móveis. Especula-se que ele já vinha sendo desenvolvido há anos e que teria sido concluido há algum tempo. No entanto, Mark Zuckerberg teria adiado seu anúncio até convencer a todos que a rede social precisaria criar mais aplicativos – plano que foi anunciado na quarta-feira (29).

O app também é o primeiro da empresa cujo conteúdo não dependerá dos algoritmos do Facebook. Ao invés disso, as notícias do Paper passarão por um processo de curadoria que será executado por equipes de jornalistas especializados nos diversos assuntos. Eles assumirão o posto de editores e selecionarão as melhores histórias publicadas por páginas e perfis de notícias conhecidos no Facebook. Os usuários, por sua vez, poderão escolher quais áreas desejam assinar e receber atualizações.

O Paper estreia sem anúncios e espera-se que ele faça frente ao Flipboard. Aqueles que desejam dar uma olhada nos recursos e funcionalidades do aplicativo podem acessar seu site oficial aqui.

Leia também: Facebook à procura de editores de notícias para o Paper