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Facebook lança novas ferramentas para medir audiência na rede social

Por| 09 de Setembro de 2013 às 17h00

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Facebook lança novas ferramentas para medir audiência na rede social
Facebook lança novas ferramentas para medir audiência na rede social
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Quando se fala em medir o sentimento do público sobre os últimos acontecimentos, como uma eleição ou desastres naturais, a rede social que nos vem à cabeça é o Twitter. Mas o Facebook espera mudar isso. A empresa anunciou nesta segunda-feira (09) duas novas ferramentas capazes de mensurar o interesse das pessoas em determinados assuntos.

Com as novidades, redes de TV e sites de notícias podem acessar os dados dos usuários para descobrir, por exemplo, se as mulheres estão mais interessadas em uma notícia específica do que os homens. As novas ferramentas chamam-se "Keyword Insights API" e "Public Feed API".

A primeira delas agrega todas as mensagens que mencionam um termo específico durante um determinado período de tempo, e também pode exibir resultados anônimos com base no sexo, idade e localização dos usuários. Já a segunda ferramenta exibe um feed em tempo real das mensagens públicas sobre uma palavra específica, mas esse abrange apenas os posts feitos a partir de páginas e perfis das pessoas com o recurso "Seguir" habilitado.

As ferramentas foram projetadas para ajudas as redes de notícias a entender as métricas de audiência e engajamento dentro da sua própria programação. Um exemplo recente é o caso do Video Music Awards (VMA), exibido pela MTV. De acordo com o The Verge, entre 88 e 100 milhões de norte-americanos fizeram login na rede social de Mark Zuckerberg no horário de exibição do programa. "Cerca de nove milhões de pessoas falavam sobre o VMA no Facebook", disse Justin Osofsky, vice-presidente de parcerias de mídia do Facebook. "Nós queríamos dar aos nossos parceiros de transmissão uma imagem melhor do que está acontecendo".

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Nos últimos meses, a rede social tem implantado uma série de novos produtos que visam identificar as conversas públicas que acontecem no Facebook, incluindo hashtags, posts embedados e trending topics. Basicamente, a maioria desses recursos já faz parte do Twitter, que tem encontrado grande sucesso em suas experiências de segunda tela.

Um estudo divulgado recentemente pela Nielsen, empresa global de informações e mídia, apontou que tuítes podem influenciar no aumento dos pontos de audiência de programas de TV e vice-versa. O estudo segue uma pesquisa divulgada no início deste ano, que quantificou a correlação entre a audiência da TV e os posts no Twitter.