Eu quero: Facebook faz parceria com lojas para testar nova ferramenta de listas

Por Redação | 09 de Outubro de 2012 às 16h30

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (8) que está testando uma nova ferramenta que permitirá que os usuários marquem itens como roupas, joias, mobília, entre outros, em sua lista dos desejos. Para isso, a companhia fechou uma parceria com sete varejistas para testar o recurso, intitulado 'Want' (quero, em tradução livre). As informações são da Reuters.

A empresa afirmou que entre os lojistas com quem está trabalhando estão a Victoria's Secret e a Pottery Barn. Com a ferramenta, os usuários poderão marcar como objeto de desejo imagens das marcas que circulam pela rede social.

"As pessoas serão capazes de se envolver com essas coleções e compartilhar com seus amigos coisas em que estão interessadas. Pessoas poderão clicar e comprar esses itens fora do Facebook", afirmou a empresa em um comunicado oficial.

Facebook botão 'Want'

A ferramenta estará disponível para 100% dos usuários norte-americanos

Especialistas acreditam que a nova ferramenta ajudará o Facebook a desempenhar um novo papel no e-commerce mundial, já que mais de 1 bilhão de usuários ativos poderão comprar produtos para os seus amigos e serem direcionados para as lojas online. Um porta-voz da empresa afirmou que a rede social não receberá nenhum centavo e nem cobrará taxas para o uso da ferramenta ou pelas vendas conduzidas através do seu serviço.

Outros analistas afirmam que esta será uma maneira da empresa monetizar dentro do seu serviço e conquistar algum lucro, já que a sua entrada na Bolsa de Valores não obteve tanto sucesso como era esperado, garantindo inúmeras quedas nos rendimentos.

A ferramenta, também conhecida como Collections, será oferecida gradualmente para 100% dos usuários norte-americanos do Facebook e, nos próximos dias, os usuários começarão a ter acesso ao botão 'want' em seus perfis. Além disso, todo item marcado como objeto dos desejos aparecerá em uma página exclusiva na Timeline do usuário.

E na última semana, o Facebook anunciou o lançamento de sua primeira loja virtual nos Estados Unidos, a Facebook Gifts. O serviço permite que os usuários da rede enviem presentes de verdade para seus amigos, como cupcakes, bichinhos de pelúcia, entre outras opções.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.