Eu quero: Facebook faz parceria com lojas para testar nova ferramenta de listas

Por Redação | 09 de Outubro de 2012 às 16h30
Tudo sobre

Facebook

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (8) que está testando uma nova ferramenta que permitirá que os usuários marquem itens como roupas, joias, mobília, entre outros, em sua lista dos desejos. Para isso, a companhia fechou uma parceria com sete varejistas para testar o recurso, intitulado 'Want' (quero, em tradução livre). As informações são da Reuters.

A empresa afirmou que entre os lojistas com quem está trabalhando estão a Victoria's Secret e a Pottery Barn. Com a ferramenta, os usuários poderão marcar como objeto de desejo imagens das marcas que circulam pela rede social.

"As pessoas serão capazes de se envolver com essas coleções e compartilhar com seus amigos coisas em que estão interessadas. Pessoas poderão clicar e comprar esses itens fora do Facebook", afirmou a empresa em um comunicado oficial.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Facebook botão 'Want'

A ferramenta estará disponível para 100% dos usuários norte-americanos

Especialistas acreditam que a nova ferramenta ajudará o Facebook a desempenhar um novo papel no e-commerce mundial, já que mais de 1 bilhão de usuários ativos poderão comprar produtos para os seus amigos e serem direcionados para as lojas online. Um porta-voz da empresa afirmou que a rede social não receberá nenhum centavo e nem cobrará taxas para o uso da ferramenta ou pelas vendas conduzidas através do seu serviço.

Outros analistas afirmam que esta será uma maneira da empresa monetizar dentro do seu serviço e conquistar algum lucro, já que a sua entrada na Bolsa de Valores não obteve tanto sucesso como era esperado, garantindo inúmeras quedas nos rendimentos.

A ferramenta, também conhecida como Collections, será oferecida gradualmente para 100% dos usuários norte-americanos do Facebook e, nos próximos dias, os usuários começarão a ter acesso ao botão 'want' em seus perfis. Além disso, todo item marcado como objeto dos desejos aparecerá em uma página exclusiva na Timeline do usuário.

E na última semana, o Facebook anunciou o lançamento de sua primeira loja virtual nos Estados Unidos, a Facebook Gifts. O serviço permite que os usuários da rede enviem presentes de verdade para seus amigos, como cupcakes, bichinhos de pelúcia, entre outras opções.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.