Parece que o Facebook está preparando um app para concorrer com o Snapchat

Por Redação | 19 de Maio de 2014 às 13h50

Se o Facebook fosse um super-herói e tivesse um arquiinimigo, esse com certeza seria o Snapchat – pelo menos na visão da própria rede social. Após lançar um aplicativo semelhante que durou apenas duas semanas, tentar comprar o app de mensagens instantâneas e ter sua proposta recusada, a empresa de Mark Zuckerberg parece que está mais uma vez tentando entrar nesse mercado com o Slingshot.

As informações ainda não confirmadas foram publicadas pelo Financial Times e falam sobre um software que tem funcionamento semelhante ao TapTalk e que possui as mensagens instantâneas como seu principal atrativo. Na solução do Facebook, o usuário deve pressionar e segurar a imagem de perfil do amigo desejado para que uma foto ou curto clipe de vídeo sejam enviados.

A novidade ainda não teria data de lançamento, mas a ideia é liberar a solução o mais rápido possível. Ela funcionaria de forma independente ao Facebook, mais ou menos como o Messenger dos dispositivos móveis, apesar de apresentar integrações com a lista de amigos da rede social, por exemplo. As informações foram obtidas com fontes anônimas e a empresa se recusou a comentá-las.

Ao que tudo indica, será possível configurar o tempo para a autodestruição da comunicação, bem como adicionar efeitos e realizar pequenas edições. Se tudo sair conforme planejado, a empresa da rede social competirá com aquele que já é o terceiro aplicativo de mensagens mais utilizado nos Estados Unidos, deixando para trás até mesmo o WhatsApp, recém-comprado por Zuckerberg.

Enquanto a concorrência tenta correr atrás do prejuízo, o próprio app do fantasminha tenta estender suas garras para outros segmentos. Em sua mais recente atualização, o Snapchat ganhou funções de mensageiro instantâneo, permitindo que usuários troquem mensagens e conversem entre si também por texto, mas mantendo a mecânica de comunicação com prazo de validade. Toda a conversa é apagada assim que a interface de chat é fechada.

Em 2012, o Facebook lançou o Poke, fruto de apenas duas semanas de desenvolvimento e considerado por muitos como uma alternativa “corrida” para o mercado de mensagens efêmeras. Tão rápida quando a validade das comunicações trocadas entre seus usuários foi o tempo de vida da solução, que foi retirada do ar apenas duas semanas após seu lançamento.

Na sequência, o Facebook teria tentado comprar o Snapchat por mais de US$ 1 bilhão, com o fundador do app de mensagens negando a proposta por acreditar na própria solução. A ideia deu certo e criou um novo nicho no segmento de mensagens mobile, uma tendência que, agora, deve ser seguida por grandes players do mercado.

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