Facebook está testando nova ferramenta de busca para posts antigos

Por Redação | 29 de Agosto de 2014 às 14h25

Devagar, o Facebook está implementando uma nova função para seu aplicativo mobile. Trata-se de um novo sistema de buscas em perfis de usuários, que vai permitir o uso de palavras-chave para encontrar postagens antigas sobre determinados assuntos, seja qual for o tipo de conteúdo publicado na época. A novidade, por enquanto, está disponível para um pequeno número de usuários e apenas nos Estados Unidos.

Trata-se, na verdade, de uma expansão da Graph Search, lançada em 2013, que permite a realização de uma busca geral na rede social não apenas por nomes de páginas ou pessoas, mas também por assuntos, gostos e preferências mais gerais. A função, criticada por defensores da privacidade, foi disponibilizada pouco a pouco e ao longo de diversos meses, até estar disponível para todos os usuários e em todos os idiomas suportados oficialmente pela rede social.

Agora, então, o Facebook traz uma função de busca mais personalizada que, para muita gente, vai facilitar o trabalho dos "stalkers". Mais do que isso, é uma forma da própria empresa ter um controle maior sobre o conteúdo postado por seus usuários, além de catalogar de forma mais fácil tudo aquilo que é postado, com o objetivo, claro, de servir publicidade direcionada.

Mas a rede social não afirma nada disso, pelo menos não oficialmente. Segundo ela, a questão é uma mera expansão do Graph Search voltada para a transparência de todo o conteúdo postado, garantindo que até mesmo mensagens mais antigas e ocultas possam ser descobertas novamente caso se provem interessantes. As informações foram publicadas pelo Bloomberg.

É uma característica que, por exemplo, pode ajudar eleitores na escolha de um político e deixar mais claro de que forma as visões e opiniões dele mudaram ao longo do tempo. É uma função que cairia muito bem nessa época de eleições. Ou, falando de forma mais simples, ajudar a relembrar aquela festa de formatura que aconteceu há tantos anos, cujas fotos você deseja rever.

Por enquanto, não existe data prevista para aplicação geral da novidade. Como se trata de algo em caráter de testes, o Facebook ainda passa por um processo de observação de resultados com o público selecionado. Não se sabe também de que forma a novidade será refletida nos termos de serviço da rede social e se tal função poderá ser desabilitada pelos usuários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.