Facebook está testando notificações permanentes no Android

Por Redação | 20.03.2014 às 11:23

O Facebook Home pode não ter vingado, mas a empresa continua firme em sua disposição de integrar a rede social ao sistema operacional Android e ampliar ainda mais seu uso em plataformas mobile. Agora, testes estão sendo realizados para aplicação de uma barra de alertas permanente, que estará presente o tempo todo na bandeja de notificações do sistema.

A novidade foi confirmada pelo próprio Facebook ao site The Next Web, mas, por enquanto, está disponível apenas para um grupo muito pequeno de usuários. A ideia é que ela apareça para os usuários mesmo quando não existe alerta algum para ser exibido, tornando-se um elemento permanente do sistema operacional.

Barra permanente Facebook

De forma semelhante ao que pode ser visto na barra superior da própria rede social, as novas notificações exibem a quantidade de alertas, mensagens e pedidos de amizade ainda não visualizados. Além disso, traz a foto do usuário e também um link direto para o Feed de Notícias, que abre o aplicativo do Facebook e permite a visualização das postagens de amigos e páginas seguidas.

A função, claro, pode ser desabilitada a qualquer momento e não tem a menor intenção de ser invasiva, apesar de estar ativada como padrão. O ícone com a letra “i”, no lado direito, leva o usuário à página de configurações da barra e permite a alteração de uma série de parâmetros dela. A novidade deve ser implementada “em breve”, dependendo dos resultados dos testes e da aceitação dos usuários que já contam com ela.