Facebook está testando aplicativo diferenciado para VIPs e famosos

Por Redação | 14 de Agosto de 2013 às 12h23

O Facebook está trabalhando em um novo aplicativo que você não vai poder usar – a menos que seja uma celebridade. Fontes disseram ao AllThingsD que o aplicativo VIP de Mark Zuckerberg já está sendo testado por um grupo de pessoas famosas.

O tal aplicativo, que exclui os pobres mortais que vivem no anonimato, permite que as celebridades (ou seus assessores) monitorem de uma maneira mais fácil e por meio de um dispositivo móvel as conversas que envolvem seu nome no Facebook. Sem sair do aplicativo, as estrelas podem responder rapidamente seus fãs em tempo real, e tornar-se parte de uma conversa. Afinal, em tempos de redes sociais é preciso aproximar-se do público (mesmo que virtualmente) para não ser taxado de esnobe pelos próprios fãs.

"No momento, estamos testando algumas funcionalidades móveis projetadas para ajudar figuras públicas a interagir com seus fãs", disse um porta-voz do Facebook ao AllThingsD. Na verdade, a ideia por trás do aplicativo VIP é fazer com que as celebridades utilizem mais o Facebook para postar mensagens públicas e interagir com as pessoas – algo que permitiria a Mark Zuckerberg competir diretamente com o Twitter, que ainda é o queridinho dos famosos.

Talvez o que torne o Twitter tão presente na vida dos Biebers e afins seja o seu senso de imediatismo. É o lugar onde a notícia acontece de verdade, enquanto o Facebook é visto como algo mais atemporal. Além disso, O Twitter também está intimamente ligado com a experiência de segunda tela e audiências de televisão, o que o aproxima ainda mais dos artistas que querem saber o que andam falando dele nas hashtags do Twitter ou se ele está nos Trending Topics da rede de microblogging.

De qualquer forma, o Facebook está realmente de olho no desempenho do Twitter e em suas ferramentas de sucesso. Tanto que ao longo dos últimos meses a maior rede social do mundo incorporou uma série de recursos do concorrente em seu site – Hashtags, Trending Topics e contas verificadas são apenas os exemplos mais recentes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.