Facebook está próximo de lançar seu serviço de carteira virtual

Por Redação | 14 de Abril de 2014 às 12h25
photo_camera NDTV

O Facebook estaria prestes a expandir suas atuações de mais uma forma e entrar no mercado de meios de pagamento digital. Segundo informações do jornal Financial Times, a empresa estaria criando um sistema de e-money para se tornar intermediária entre seus usuários e lojas online da Europa, primeiramente. Ao que tudo indica, a empreitada já está aguardando aprovação regulatória na Irlanda.

O conceito é basicamente o mesmo que existe hoje em alternativas como o PayPal. Em vez de ceder seus dados bancários e outras informações para as lojas, o Facebook agiria como um intermediário confiável ao longo da transação. Assim, o usuário compraria créditos por meio da rede social e os utilizaria nas compras online, seja por meio de pagamento direto ou transferência para contas de terceiros.

A aprovação na Irlanda também permitiria que o Facebook usasse o Passporting para estender suas operações para todo o velho continente. A regulação financeira prevê que a aprovação em uma nação da União Europeia permita a aplicação do serviço em todas as outras. Para auxiliar nessa empreitada, a rede social já estaria buscando ajuda de startups inglesas que, inclusive, podem ser adquiridas num futuro próximo.

Apesar do projeto inicial ser focado na Europa, o grande objetivo do Facebook seria atingir os países emergentes e aproveitar a febre das compras online em tais territórios. Com o crescimento de plataformas como a AliExpress, além, é claro, do já conhecido eBay, a necessidade de intermediários confiáveis no pagamento é bastante presente e a rede social pode se transformar em um player importante no segmento.

Por enquanto, porém, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, limitando-se a afirmar que não fala sobre rumores e especulações. A empreitada atual do Facebook no mundo financeiro se resume, basicamente, a cartões pré-pagos cujos créditos podem ser usados em jogos que usam o sistema free-to-play ou aplicativos da rede social.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.