Facebook estaria linkando páginas sem a permissão dos usuários

Por Redação | 05 de Outubro de 2012 às 11h20

Mais uma notícia estranha sobre a rede de Mark Zuckerberg: parece que o Facebook está escaneando as mensagens privadas dos usuários em busca de links para fan pages. Ao encontrar estes links, a rede social automaticamente faz com que o usuário curta as páginas relacionadas, sem sequer pedir permissão.

Segundo o site SlashGear, isso pode ser tanto um bug quanto um recurso deliberado do Facebook, mas é possível que a rede esteja realmente escaneando mensagens para aumentar o número de "curtidas" de uma página. E, realmente, muita gente começou a estranhar o fato de estar curtindo determinadas páginas na rede social.

Se isso de fato estiver acontecendo, pode ser até constrangedor em muitos casos. O que você faria se estivesse conversando com um amigo sobre uma pessoa famosa que detestam, por exemplo, e o Facebook resolvesse fazer com que vocês curtissem automaticamente a fan page de tal celebridade, depois de efetuar uma boa varredura na conversa toda? Segundo as reclamações dos usuários, basta mencionar a pessoa e postar um link para sua fan page na conversa para que você comece a curtir a página sem saber. O exemplo tratou de uma celebridade, mas dependendo das circunstâncias, a coisa pode ser até pior.

Fazer varreduras em mensagens não é nenhuma novidade - o Gmail faz isso para oferecer ao usuário propagandas direcionadas, por exemplo. Mas essa função de auto-curtir páginas já vai muito além da compreensão de todos nós, usuários da rede social.

Ainda não se sabe se esse "recurso" funciona exatamente dessa forma. Muitos usuários têm relatado que sim, o Facebook utiliza tal método para levar uma pessoa a curtir tal página. Já outros dizem que isso não ocorre desta maneira. Na verdade, essa "função deliberada" do Facebook mais parece ser um infeliz bug no código do site.

Para todos os efeitos, o Facebook já foi avisado e pretende restabelecer a ordem na rede.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.