Publicidade

Facebook entra na onda nostálgica com o "On This Day"

Por| 24 de Março de 2015 às 16h34

Link copiado!

Facebook entra na onda nostálgica com o "On This Day"
Facebook entra na onda nostálgica com o "On This Day"
Tudo sobre Facebook

Recordar é viver, já dizia o ditado popular. E nas redes sociais os momentos nostálgicos costumam fazer sucesso. Sabendo disso, o Facebook tratou de trazer de volta uma ferramenta que havia sido experimentada em 2011 e agora retorna reformulada: O "On This Day" recorda uma foto, post ou status na mesma data, em anos anteriores.

O hábito de rever fotos de anos anteriores não é assim exclusivo das redes sociais. Contudo, nos últimos meses tem crescido a mania dos usuários postarem o que estava acontecendo em suas vidas há um ano. Isso se espalhou, particularmente, devido ao app Timehop, que faz justamente essa função de "máquina do tempo" – e por causa de hashtags usadas, principalmente, no Instagram, a exemplo de #tbt (Throwback Thursday ou "Quinta-feira do Retrocesso") e #fbf (Flashback Friday - "Sexta-feira do Flashback").

O Facebook já tinha uma versão experimental do "On This Day" desde 2011. Contudo, depois de alguns testes e do pouco interesse dos usuários, na época, acabou deixando a ferramenta de lado. Com o nova onda nostálgica, porém, a rede social resolveu investir novamente no serviço.

Continua após a publicidade

Inicialmente, somente o usuário pode ver as recordações do "On This Day". Entretanto, é possível compartilhá-las com os amigos. É possível também assinar as notificações para que o Facebook avise o usuários sobre memórias especiais.

A funcionalidade deste novo "On This Day" aproveita o que a equipe já vinha fazendo e oferece ações bem parecidas com o que pode ser visto nas viagens nostálgicas do Timehop, que pode ser utilizado como aplicativo na rede social.

O Facebook, contudo, munido de todos os dados do usuário, não poderia deixar passar essa chance de dominar essas viagens nostálgicas com um aplicativo nativo, já que possui conteúdo de sobra pra isso. A página para utilizar a ferramenta está neste link, contudo, ele ainda, aparentemente, não está disponível para a plataforma brasileira, pelo menos por enquanto.

Fonte: The Next Web.