Facebook é processado por permitir que crianças façam compras sem autorização

Por Redação | 12 de Março de 2015 às 11h40
photo_camera Reprodução

O Facebook deverá enfrentar mais um processo de ação coletiva em um tribunal de São Jose, no estado norte-americano da Califórnia. O motivo seria o fato da rede social permitir que crianças façam compras sem requerer qualquer autorização dos pais para isso, o que vem rendendo várias reclamações de pessoas cujos filhos utilizaram seus cartões de crédito para gastar na rede sem que ao menos eles tenham sido avisados sobre o ocorrido.

Segundo relata a Reuters, o julgamento está marcado para 19 de outubro. Apesar da ação movida por centenas de queixosos, o juiz distrital Beth Labson Freeman afirmou que eles poderiam buscar restrições individuais ao invés de uma solução em grupo.

A ação se baseia na acusação de que o Facebook permitiu que as crianças utilizassem os cartões de crédito de seus pais para comprar moedas virtuais para o uso em jogos online, violando a lei do estado. De acordo com os termos de uso da rede social, apenas pessoas com idade superior a 13 anos podem possuir uma conta no serviço.

O Facebook acredita que o caso não tem mérito e afirmou que vai se defender vigorosamente de todas as acusações. Caso perca a ação, a empresa deverá reembolsar cada um dos autores do processo coletivo.

Uma criança afirmou que sua mãe havia deixado ela gastar US$ 20 dólares em seu cartão de crédito para o jogo "Ninja Saga", mas mais tarde centenas de dólares foram gastos por causa do jogo online. Outra criança disse ter pego o cartão de débito de seus pais sem autorização e gastou mais de US$ 1 mil.

Um dos advogados das vítimas disse que a "diferença entre o Facebook e outras empresas é que a rede social emite um aviso real sobre a limitação de idade dos usuários, mas mesmo assim trata as crianças como usuários adultos quando se trata de tomar o seu dinheiro".

Fonte: http://thenextweb.com/facebook/2015/03/12/facebook-faces-class-action-lawsuit-over-kids-virtual-currency-purchases/http://www.reuters.com/article/2015/03/11/us-facebook-classaction-idUSKBN0M724720150311

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.