Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook diz que houve falha de comunicação sobre experiência conduzida no site

Por| 03 de Julho de 2014 às 14h59

Link copiado!

Facebook diz que houve falha de comunicação sobre experiência conduzida no site
Facebook diz que houve falha de comunicação sobre experiência conduzida no site
Tudo sobre Facebook

Quando fazemos nosso cadastro no Facebook, não só estamos assinando o ticket de acesso à maior rede social do mundo, como também um atestado que diz que a empresa pode usar nossos dados da forma que ela quiser. Mas isso não é novidade para ninguém, certo?

Apesar disso e de todas as notícias relacionadas a privacidade na rede social, há alguns dias surpreendeu o relato de que o site manipulou o feed de notícias de mais de 600 mil usuários para conduzir um experimento psicológico. Muito embora os pesquisadores da empresa tenham afirmado que as intenções eram as melhores possíveis, a atitude pegou mal.

Nesta quarta-feira (02) a companhia finalmente decidiu se pronunciar sobre o caso e incumbiu à atual chefe de operações Sheryl Sandberg a tarefa de falar pela primeira vez sobre o caso publicamente. De Nova Deli, capital da Índia, a executiva admitiu que de fato houve "um problema de comunicação" e que os usuários podem não ter sido avisados sobre a pesquisa.

"Tudo não passou de uma pesquisa que fazemos para testar novos produtos e foi exatamente isso, apenas uma pesquisa que foi mal comunicada", revelou a COO. "Por essa falha de comunicação, nós pedimos desculpas. Nunca foi nosso objetivo incomodá-los", concluiu.

Continua após a publicidade

COO da companhia pediu desculpas pela falta de comunicação sobre o experimento e garantiu que rede social continua prezando pela privacidade e segurança dos usuários (Imagem: Reprodução)

Segundo o Wall Street Journal, Sandberg estava na Índia para fechar os detalhes do novo sistema de publicidade voltado para mercados emergentes que o Facebook está lançando por lá. Como o foco da viagem foram os negócios para acertar os termos finais do novo esquema, a executiva não deu mais esclarecimentos sobre o tal experimento e limitou-se a dizer que "[o Facebook] leva a privacidade e segurança dos usuários muito a sério porque isso é algo que possibilita as pessoas a compartilharem emoções e opiniões".

A pesquisa conduzida pelo Facebook manipulou o feed de notícias de mais de 600 mil usuários da rede social, que foram chamados pela Animalnewyork.com de "ratos de laboratório" da companhia. A manipulação foi feita de forma a analisar se somos mesmo influenciados pelo conteúdo publicado por outros usuários.

Continua após a publicidade

De acordo com os pesquisadores da rede social, o objetivo era apenas compreender se o que vemos no site realmente nos afeta, se altera o que sentimos e se mexe com nossas emoções. O documento final, por sua vez, conclui que sim, nós somos influenciados pelo que aparece no feed de notícias do site e ele é sim capaz de manipular o que sentimos, positiva ou negativamente.

O estudo foi publicado no mês de março na Proceedings e pode ser conferido na íntegra clicando neste link.

Leia mais sobre Facebook: