Facebook disponibiliza dados públicos para site de buscas russo

Por Redação | 15 de Janeiro de 2014 às 06h05
photo_camera Divulgação

O Facebook acaba de firmar parceria com o Yandex, um site de pesquisas russo. A rede social de Mark Zuckerberg irá fornecer sua Firehouse, isto é, seus dados públicos, que forem provenientes da Rússia, Ucrânia, Cazaquistão, Belarus e da Turquia.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (14) pela Yandex, que afirmou que agora vai listar também resultados dentro da rede social, incluindo pessoas e páginas. Contudo, isso vale apenas para quem compartilhar informações no modo público - pelo menos é o que ambos prometem. Em um futuro próximo, postagens e comentários públicos também devem ser adicionados aos resultados.

"O Yandex usará os dados da Firehouse do Facebook para melhorar sua qualidade de resultados", disse a companhia em comunicado. "Quando apropriado, os resultados incorporarão artigos e vídeos que tiverem significância na rede social. A popularidade dos materiais no Facebook será levada em consideração na classificação dos resultados da pesquisa".

Mas afinal, o que o Facebook ganha com isso? Em entrevista à Reuters, uma porta-voz da Yandex disse que a rede social obterá mais tráfego, já que na Rússia, tem que competir com outros serviços populares, como o Vkonkakte e o Odnoklassniki.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.