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Facebook diminui ainda mais o alcance de postagens orgânicas

Por| 17 de Novembro de 2014 às 17h04

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Facebook diminui ainda mais o alcance de postagens orgânicas
Facebook diminui ainda mais o alcance de postagens orgânicas
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O Facebook anunciou na última sexta-feira (14) que vai começar a reduzir o alcance de postagens orgânicas, ou seja, não-pagas, que tiverem um conteúdo excessivamente promocional. As informações são do Advertising Age.

A nova dinâmica não será aplicada em todas as postagens de uma mesma marca, mas vai atingir as publicações que se encaixarem nos critérios da rede social em seus algoritmos e forem demasiadamente voltadas a induzir uma compra ou a instalação de um aplicativo para sorteio ou concurso, por exemplo. A rede social também pretende atingir marcas que reutilizam anúncios.

Segundo a empresa, a decisão foi tomada a partir de relatórios e entrevistas realizadas com usuários que alegaram que estão recebendo muitas mensagens promocionais de marcas na linha do tempo. Um porta-voz do Facebook afirmou que o algoritmo que vai analisar essas mensagens possui os mesmos critérios que avaliam as postagens publicitárias para os usuários e considerar informações como número de internautas atingidos e a quantidade de pessoas que interagem com aquele conteúdo.

"Ao mesmo tempo em que páginas que postam conteúdo desse tipo terão uma significativa diminuição na entrega, a maioria das fan pages não serão impactadas com essa mudança", escreveu o Facebook em seu blog oficial.

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Com a mudança, anunciantes pagos da rede social vão aumentar a demanda, compensando o menor alcance das publicações não pagas. No entanto, a rede social garantiu que os usuários não serão afetados com mais publicidade em seus feeds. Caso realmente seja visível um aumento da demanda sem crescer a oferta, é possível que os anunciantes do Facebook tenham que pagar mais pelo espaço na rede.

No terceiro semestre, o preço médio de um anúncio no Facebook apresentou um crescimento de 274% ano-sobre-ano, mesmo com uma queda de 56% sobre as impressões de anúncios que a rede social exibiu um ano antes.

Inicialmente o Facebook foi visto pelas empresas como uma forma de divulgação de seus serviços e produtos, mas a empresa cada vez mais forçou que os anunciantes migrassem para uma oferta paga de publicidade, com o alcance médio das postagens orgânicas com uma queda acentuada e já quase inexistente.