Facebook: dicas de marketing para o Natal

Por Redação

O ano de 2013 está chegando ao fim e, com isso, o período de festa e compras de Natal. Você já pensou nas estratégias para as suas páginas de Facebook nos próximos dias? Se você não se planejou, não se preocupe: ainda há tempo de fazer bonito.

O site Socialbakers fez uma lista de dicas para quem quer otimizar as postagens nesse período e, aqui, selecionamos algumas das melhores sugestões para que você tenha bons resultados ao aproveitar oportunidades que a mudança de ano traz. Com algumas atitudes simples é possível conquistar a simpatia dos clientes ou alavancar suas vendas.

1. Crie novas estratégias

Não adianta tentar escapar: nesse período de festas, grande parte das pessoas muda seus hábitos, o que inclui a forma como elas usam as redes sociais e, sem duvidas, a maioria do seu público se enquadra nesse quesito.

Seja por folgas na empresa, férias escolares ou férias coletivas, é bem provável que seus consumidores tenham mais tempo livre, mas isso não significa necessariamente que esse tempo será gasto no Facebook. Em muitos casos, acontece uma inversão: quem passa o dia todo na rede enquanto trabalha, pode acabar mais distante dela nos dias de folga e quem trabalha longe do computador aproveita os momentos de descanso para ficar mais tempo na rede.

Por isso, o mais importante é observar e avaliar o comportamento de seu público no Facebook para mudar, principalmente, a frequência de postagens nas páginas que você administra.

2. Dê mais atenção ao SAC

Se você trabalha com varejo, já deve estar cansado de saber que no final do ano todas as vendas aumentam. Além da aproximação do Natal, em que existe a troca de presentes, o 13º salário também é um grande motivador para o consumo.

Além de preparar a logística de recebimento de pedidos e entregas para um maior volume de compras, é preciso deixar a equipe de social media atenta para as reclamações. Com transportadoras cheias de encomendas e muito mais produtos sendo vendidos, as chances de problemas acontecerem também aumentam – e, consequentemente, com a aproximação do Natal, a pressa dos clientes também cresce.

3. Crie postagens sazonais

Não ignore a data. Comemore a chegada do Natal com seu público. Se o posicionamento da marca permite, aproveite para fazer postagens simpáticas, como a contagem regressiva para a noite de Natal.

Você também pode aproveitar para anunciar promoções e, principalmente, benefícios para essa época do ano, caso sua empresa esteja planejando ações diferenciadas. Frete grátis, descontos progressivos, enfim: divulgue todas as vantagens que o consumidor terá ao escolher sua marca.

Outra boa ideia é agendar postagens para a noite de natal e a virada de ano. Nesse momento, você pode curtir a noite com sua família e amigos, mas sua marca pode desejar coisas boas ao público, o que acaba sendo muito simpático.

4. Não “force a barra”

É claro que todo mundo quer vender muito, ainda mais nessa época do ano, mas não seja muito agressivo em suas investidas. Isso pode cansar o consumidor e até mesmo fazer com que ele deixe de curtir sua página.

5. Fique de olho na mensuração

Estude com atenção os resultados de suas campanhas do ano anterior para descobrir o que funcionou e o que não deu muito certo. Também analise estratégias de concorrentes: você pode aprender muito com eles.

Além disso, não deixe de medir os resultados de tudo o que você fizer esse ano. Assim, você pode ter certeza de todos os erros e acertos. Além de ter mais dados para o próximo Natal, você pode conhecer um pouco mais sobre os hábitos de seu público na rede.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.