Facebook deverá lançar aplicativo de comunicação anônima

Por Redação | 08 de Outubro de 2014 às 11h47

O Facebook deverá lançar, em um futuro próximo, um aplicativo mobile que permitirá aos usuários se comunicarem de forma anônima entre eles. Desenvolvedores contatados pelo jornal norte-americano The New York Times afirmaram que o objetivo do app é permitir que seus usuários "usem pseudônimos para discutir abertamente sobre tópicos que talvez eles não estejam confortáveis em conectar a seus nomes reais".

A criação do aplicativo pode estar relacionada com a recente polêmica envolvendo a comunidade LGBT e a política de obrigatoriedade do uso de nomes reais no Facebook. Recentemente, a rede social havia apagado diversos perfis de drag queens e artistas relacionados, que usavam nomes artísticos em seus perfis ao invés de seus nomes de batismo. Como consequência, muitos usuários acabaram debandando para a nova rede social Ello.

Ainda não foi revelado como o aplicativo funcionará e de que forma ele se relacionará com os demais recursos da rede social. Segundo as fontes ouvidas pelo NYT, o novo aplicativo prova que, apesar do Facebook se dedicar a servir como identidade digital, a rede está disposta a explorar novas abordagens de comunicação.

Outros aplicativos existentes já permitem funções de anonimato, como, por exemplo, o Telegram, mensageiro instantâneo que permite que as mensagens trocadas entre os usuários se autodestruam; e o Secret, que permite publicar anonimamente frases e imagens para serem visualizados por outros usuários.

Procurado pelo NYT, o Facebook afirmou não comentar rumores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.