Facebook deve lançar leitor de notícias neste mês, diz site

Por Redação | 15 de Janeiro de 2014 às 12h50

Segundo fontes próximas ao Re/code, o Facebook está perto de lançar, ainda neste mês, o "Paper", um aplicativo de leitor de notícias. Semelhante ao Flipboard, o leitor poderá chegar tanto como app para dispositivos móveis, como experiência web adaptada para o mobile.

O Paper teria design semelhante a um jornal e agregaria tanto notícias de sites que você segue como posts de usuários e amigos no Facebook. Contudo, não está claro se as matérias exibidas seriam apenas de páginas que você segue no Facebook ou se poderiam ser adicionadas, como em um RSS.

Ainda de acordo com o Re/code, a novidade é fruto de um esforço de vários anos da equipe do Facebook, que chamou o app de "Project Reader". O projeto seria liderado por Chris Cox, vice-presidente de produtos da rede social. A ideia inicial era reformular completamente o feed de notícias, contudo, com atrasos e atualizações de design, ela teria sido substituída por um programa à parte.

Em março do ano passado, o Facebook começou a testar um novo feed de notícias que dava destaque a fotos e vídeos, mas por conta do baixo engajamento, a mudança ficou para trás e foi incorporada no Paper.

Tudo indica que o aplicativo chega ainda neste mês, contudo, algumas fontes acreditam que seu lançamento pode ser adiado para o início de fevereiro. Caso seja mesmo lançado, o Facebook ainda terá o desafio de construir uma boa audiência que realmente use o recurso, não esquecendo das constantes quedas no tráfego da rede social.

Procurada pela equipe do Re/code, a porta-voz do Facebook, Jessie Baker, se recursou a comentar sobre o Paper e disse apenas que a rede social "não comenta rumores e especulações".

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!