Facebook deseja utilizar inteligência artificial para se aprimorar

Por Redação | 19.12.2013 às 14:43

A rede social pretende utilizar inteligência artificial para aprimorar as suas características e se tornar mais relevante e interessante ao público. Através dos laboratórios do Center for Data Science, da Universidade de Nova York, serão iniciados trabalhos, já em janeiro do próximo ano, visando implementar sistemas inteligentes de feed de notícias, analisar e compreender a linguagem dos usuários e se adaptar às necessidades e objetivos deles.

Yann LeCun, professor da Universidade de Nova York contratado para chefiar um dos laboratórios de inteligência artificial, afirma que um sistema de inteligência aprimorado pode classificar melhor o feed de notícias e divulgar anúncios de forma mais adequada, conforme o perfil de cada pessoa no Facebook. A empresa de Zuckerberg possuirá três laboratórios: em Nova York, em Londres e na Califórnia.

A companhia segue os passos da Google, que adquiriu no começo desse ano a DNNresearch (startup da Universidade de Toronto) na busca por sistemas de melhor reconhecimento de conteúdo, imagem, voz, texto e outros, através de pesquisas em desenvolvimento de redes neurais.

O número de jovens que acessam o Facebook nos Estados Unidos já apresenta pequena queda. A utilização de inteligência artificial pode ser fundamental para a retomada desse público.