Facebook dá pistas de que o Oculus Rift chegará às lojas em 2015

Por Redação | 26 de Março de 2015 às 18h12
photo_camera Divulgação

Contrariando o que Palmer Luckey, fundador da Oculus VR, disse algumas semanas atrás, o diretor técnico do Facebook, Mike Schroepfer, pode ter deixado escapar uma pista de que o Oculus Rift será mesmo lançado neste ano para o consumidor final.

Durante um bate-papo sobre realidade virtual na conferência F8, o executivo demonstrou um jogo de tiro com temática espacial. Foi quando ele comentou que os usuários poderão experimentar o título em 2015, "em algo enviado pela Oculus". Não se sabe se esse teste se trata da versão final do game, ou se será algo restrito a desenvolvedores e empresas interessadas em trabalhar com o acessório. Fato é que o gadget pode sim chegar às lojas no segundo semestre, mas ainda não há uma data específica para o lançamento oficial.

Schroepfer também afirmou qual o principal objetivo do Facebook com a Oculus. De acordo com o empresário, a ideia é unir as pessoas como já acontece na rede social, quando um internauta deseja feliz aniversário, por exemplo. "Essa é a nossa esperança do que poderemos fazer com a realidade virtual: conectar o mundo". Para Schroepfer, a companhia já traçou planos que envolvem a Oculus VR e que devem durar pelo menos dez anos.

Ainda não há informações sobre o preço comercial do Oculus Rift. No ano passado, em entrevista ao site Eurogamer, Mitchell revelou que a companhia pretende colocar o gadget à venda por um valor entre US$ 200 e US$ 400. Embora os valores possam parecer muito abaixo do esperado, o executivo declarou que "tudo depende de escala, pré-venda, os componentes que serão usados [na fabricação] e negociações financeiras".

"No lançamento do produto, não queremos ter um catálogo de apenas cinco, seis ou sete títulos de estreia, como tem acontecido com outros consoles de videogame. Queremos oferecer um monte de coisas no dia do lançamento. E para aqueles que estão à espera, eu digo: ela vai valer a pena", completou Luckey. Lembrando que a versão que será vendida para o consumidor é o primeiro modelo do Oculus Rift

Comprada pelo Facebook em março de 2014 por US$ 2 bilhões, a Oculus VR também anunciou a criação de um estúdio interno de cinema para desenvolver longas e curtas-metragens para serem assistidos usando o Rift. Batizada de Story Studio, a divisão é comandada por Saschka Unseld, ex-animador da Pixar que já havia trabalhado em Toy Story 3 e Valente. Já foi lançado para o headset o filme interativo Lost e outras produções exclusivas estão a caminho, como Dear Angelica, Bullfighter e Henry.

Fonte: Engadget

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