Facebook: botões 'curtir' e 'compartilhar' ganham novo visual

Por Redação | 07.11.2013 às 09:40 - atualizado em 07.11.2013 às 10:20
photo_camera Divulgação

Você talvez não tenha percebido, mas dois dos botões mais usados no mundo acabam de ganhar uma leve repaginada. O "Curtir" (Like) e o "Compartilhar" (Share), ambos do Facebook e incorporados em milhares de sites da internet, agora estão mais destacados e receberam um novo tom de azul, mais forte. A informação foi divulgada pela rede social em um post no blog voltado a desenvolvedores.

Mesmo que a mudança pareça desnecessária, a novidade ganha valor quando percebemos que os recursos de curtir e compartilhar são usados por mais de 7,5 milhões de páginas na web que adotam o sistema para divulgar seus conteúdos no site de Mark Zuckerberg. O alcance é ainda maior, com pelo menos 22 bilhões de visualizações todos os dias.

Segundo o Facebook, o objetivo é aumentar o número de curtidas e compartilhamentos de publicações externas à rede social, já que esse tipo de ferramenta incentiva o engajamento dos internautas - principalmente se a notícia tiver um direcionamento social.

Facebook

"Estamos lançando um novo design para os dois botões ‘Curtir’ e ‘Compartilhar’ para ajudar as pessoas a compartilharem mais conteúdo de qualidade em toda a rede", explica Ray C. He, engenheiro de software do Facebook. "Já temos notado um aumento favorável no número de 'Curtidas' e 'Recomendações' com o novo design, e iremos disponibilizar esses botões a todos nas próximas semanas”.

Muitas páginas já receberam a atualização, que chegará automaticamente a todos os outros sites. O tamanho dos botões continuará o mesmo e com poucas diferenças. O ícone que exibe o sinal de positivo feito com o polegar apontado para cima continuará apenas no ícone que conta o número de curtidas. Todos os outros botões não terão mais esse símbolo.