Facebook: botões 'curtir' e 'compartilhar' ganham novo visual

Por Redação | 07 de Novembro de 2013 às 09h40
photo_camera Divulgação

Você talvez não tenha percebido, mas dois dos botões mais usados no mundo acabam de ganhar uma leve repaginada. O "Curtir" (Like) e o "Compartilhar" (Share), ambos do Facebook e incorporados em milhares de sites da internet, agora estão mais destacados e receberam um novo tom de azul, mais forte. A informação foi divulgada pela rede social em um post no blog voltado a desenvolvedores.

Mesmo que a mudança pareça desnecessária, a novidade ganha valor quando percebemos que os recursos de curtir e compartilhar são usados por mais de 7,5 milhões de páginas na web que adotam o sistema para divulgar seus conteúdos no site de Mark Zuckerberg. O alcance é ainda maior, com pelo menos 22 bilhões de visualizações todos os dias.

Segundo o Facebook, o objetivo é aumentar o número de curtidas e compartilhamentos de publicações externas à rede social, já que esse tipo de ferramenta incentiva o engajamento dos internautas - principalmente se a notícia tiver um direcionamento social.

Facebook

"Estamos lançando um novo design para os dois botões ‘Curtir’ e ‘Compartilhar’ para ajudar as pessoas a compartilharem mais conteúdo de qualidade em toda a rede", explica Ray C. He, engenheiro de software do Facebook. "Já temos notado um aumento favorável no número de 'Curtidas' e 'Recomendações' com o novo design, e iremos disponibilizar esses botões a todos nas próximas semanas”.

Muitas páginas já receberam a atualização, que chegará automaticamente a todos os outros sites. O tamanho dos botões continuará o mesmo e com poucas diferenças. O ícone que exibe o sinal de positivo feito com o polegar apontado para cima continuará apenas no ícone que conta o número de curtidas. Todos os outros botões não terão mais esse símbolo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.