Facebook avisa usuários a respeito de mudanças na sua política de uso de dados

Por Redação | 24.11.2012 às 20:56

Em 2009 o Facebook implementou um processo que permitia aos seus usuários votar nas mudanças propostas para as políticas de privacidade e termos de uso do site. Com essa ferramenta os usuários tinham poder para aprovar ou não as modificações que a rede social realizava, mas agora essa opção não existe mais.

Esta semana a rede social começou a enviar e-mails, inclusive para os usuários brasileiros, sobre as mudanças na sua política de participação. Antes, a quantidade de comentários e votos a respeito de determinado assunto era levada em conta na hora da aprovação ou reprovação de uma novidade a ser implantada, mas isso não garantia que os comentários dos usuários eram realmente relevantes.

Mesmo com a exclusão do processo de votação, o Facebook vai continuar ouvindo a opinião das pessoas, mas vai levar em conta a qualidade dos "pitacos" e não apenas a quantidade. Os usuários poderão comentar e dar sugestões a respeito do assunto até a próxima quarta-feira (28).

"Como resultado desta revisão, estamos propondo reestruturar o nosso processo de governança local. Valorizamos profundamente o retorno que recebemos dos usuários. No entanto, verificou-se que o mecanismo de votação, que fica aberta de acordo com um determinado número de observações, resultou em um sistema incentivador da quantidade de comentários, e não da qualidade", explicou Elliot Schrage, vice-presidente de comunicações, políticas públicas e marketing do Facebook.

Além disso, Schrage também explica a respeito de uma mudança que vai ajudar os usuários a entender melhor o que ele oculta ou não para as demais pessoas da rede social. Por exemplo, não adianta ocultar apenas um item na sua linha tempo, pois ela continuará visível no feed de notícias e nos resultados de busca.

Outro aviso em relação à privacidade se dá no uso do Instagram. O Facebook já deixou avisado que poderá compartilhar informações de seus usuários entre todos os serviços da empresa.