Facebook atualiza aplicativo para iPad com novas opções de conteúdo

Por Redação | 16.06.2014 às 17:13

Aumentar ainda mais a permanência de seus usuários em dispositivos mobile é o objetivo da mais recente atualização do aplicativo do Facebook para iPad. Liberada nesta segunda-feira (16) e disponível gratuitamente, a novidade traz uma barra lateral que aparece apenas quando o dispositivo é segurado na horizontal e facilita na descoberta de conteúdo.

Aos moldes da versão web, sai a interface de chat e entram informações como aniversários e eventos do dia, bem como os assuntos mais comentados da rede social. Essa segunda opção aparece em forma de hashtags que, ao serem clicadas, exibem as principais postagens sobre o assunto, personalizadas de acordo com os amigos e páginas curtidas pelo usuário.

Facebook iPad

Esses mesmos critérios de direcionamento de conteúdo também são usados para exibir os vídeos mais compartilhados e vistos da rede social, que também podem ser acessados pela barra à direita. Por lá mesmo é possível assistir a eles e passá-los adiante, por meio de compartilhamentos e curtidas.

Há, ainda, toda uma seção dedicada exclusivamente a jogos, com os títulos mais recentes utilizados pelo usuário – desde que, claro, eles estejam disponíveis no iPad –, além dos títulos mais populares da plataforma. São os games uma das principais armas da empresa não apenas para manter os usuários mais conectados no mundo mobile, mas também para reverter uma queda em um segmento que, antes, era visto como o grande negócio das redes sociais.

Como não poderia deixar de ser, o Facebook pretende também apresentar anúncios a partir dessa mudança de interface. Mas essa mudança virá apenas depois, quando os usuários já estiverem acostumados com a nova maneira de uso da rede social nos iPads e estiverem efetivamente fazendo uso da nova barra lateral, tornando assim a publicidade mais relevante e interessante.

Por enquanto, a mudança existe apenas na versão para iPad do Facebook. Apesar da expansão dessa nova interface para tablets de outros sistemas operacionais parecer bastante óbvia, a empresa ainda não se pronunciou sobre quando a atualização estará disponível também para aparelhos com Android, por exemplo.