Publicidade

Facebook atualiza Messenger para competir com WhatsApp e serviços de mensagens

Por| 14 de Novembro de 2013 às 15h51

Link copiado!

Facebook atualiza Messenger para competir com WhatsApp e serviços de mensagens
Facebook atualiza Messenger para competir com WhatsApp e serviços de mensagens
Tudo sobre Facebook

Além de maior rede social do mundo, o Facebook quer se tornar um dos comunicadores de mensagens mais usados entre os internautas. Tanto é que a empresa lançou na noite desta terça-feira (13) a versão 3.0 de seu aplicativo de troca de mensagens para dispositivos Android e iOS, o Facebook Messenger. A repaginada na ferramenta mostra o empenho da companhia em se tornar também uma organização que pensa no mercado móvel.

Diferente da versão anterior, que dependia bastante do Facebook no computador, o novo Messenger está mais veloz e com elementos de design e navegação diferentes entre as plataformas do Google e da Apple. As fotos de perfil agora aparecem em formato circular e são cercadas por uma tonalidade mais clara de azul, parecida com a interface do serviço de e-mail Outlook.com, da Microsoft. O ícone do raio continua como símbolo do app, mas agora vem dentro de um balão arredondado.

Uma das mudanças mais significativas do Messenger é na agenda de contatos. Você pode incluir e enviar mensagens para pessoas dessa lista mesmo que elas não estejam adicionadas em sua conta do Facebook. Os nomes dos contatos agora vêm separados com dois indicadores: um deles é um raio azul, que mostra quem está conectado ao Messenger e será avisado da mensagem; o outro é a letra F na cor cinza, sinalizando que a pessoa não receberá o alerta no celular por não estar logada no Messenger naquele instante.

Além disso, os ringtones e sons do teclado sofreram alterações. "Testamos uma enorme variedade de timbres, mais metálicos e mais orgânicos, até chegar àqueles que colocassem um sorriso no nosso rosto", disse Peter Martinazzi, gerente de produto responsável pelo Messenger, ao pessoal da revista INFO.

Continua após a publicidade

Durante 80 dias, Martinazzi coordenou uma equipe de vinte engenheiros, dois designers, profissionais responsáveis pela programação de servidores e outros técnicos no processo final de desenvolvimento do novo Messenger, antes de lançar o produto.

"A troca de mensagens faz parte do Facebook há um bom tempo. Primeiro, tínhamos apenas o inbox no desktop. Depois, chat em tempo real. Dois anos atrás, lançamos o Messenger, nosso primeiro aplicativo mobile dedicado. Agora, queremos fazer dele a melhor ferramenta para troca de mensagens no celular", disse.

O serviço de mensagens instantâneas do Facebook disputa diretamente com outros aplicativos conhecidos do mercado, como o Hangouts, do Google, e o líder absoluto WhatsApp, que possui mais de 350 milhões de usuários ativos mensais. Martinazzi nega que o novo Messenger tenha sido criado pensando no crescimento das ferramentas concorrentes, pois o objetivo da rede social "sempre foi criar a melhor experiência de troca de mensagens num celular".

Continua após a publicidade

O Facebook Messenger já está disponível para download na Google Play Store e na App Store.