Facebook atinge a marca de um milhão de anunciantes

Por Redação | 19.06.2013 às 17:15

Na última terça-feira (18), o Facebook postou uma mensagem em seu blog de novidades agradecendo a seus anunciantes. Para ser mais específico, a rede social estava agradecendo a 1 milhão de anunciantes atualmente ativos — aqueles que têm anunciado nos últimos 28 dias.

"Os mais de um milhão de anunciantes ativos no Facebook são pessoas reais, com histórias que inspiram a nós e aos outros", escreveu Dan Levy, diretor de soluções globais de marketing do Facebook no post.

A Forbes aprofunda um pouco mais a visão a respeito de tantos anunciantes da rede social, e revela que o Facebook alega ter mais de 2 milhões de conexões entre usuários e pequenas e médias empresas, com 70% dos usuários da América do Norte ligados a alguma empresa local. Em média, as empresas norte-americanas com páginas no Facebook produzem 645 milhões de views e 13 milhões de comentários (nem sempre positivos, é claro).

Todos esses números sugerem que as pequenas e médias empresas podem ser responsáveis pela maior parte do crescimento da receita de publicidade da rede de Mark Zuckerberg este ano. Porém, o Facebook ainda está mais focado em grandes anunciantes, isso porque as pessoas ainda utilizam seu serviço mais para se comunicar com os amigos do que encontrar coisas para comprar. E é aí que o gigante das buscas continua reinando no mundo da publicidade online.

O Google ainda possui muito mais anunciantes do que qualquer outro concorrente, algo que não é surpreendente, já que os anúncios de busca são tradicional e particularmente atraentes para pequenas empresas. O Google atingiu 1 milhão de anunciantes em 2007, e algumas estimativas dizem que o número atual é de 2,5 milhões de anunciantes.

Porém, essa base de um milhão de anunciantes do Facebook mostra que a rede social tem sido bem sucedida em atrair empresas locais através da sua capacidade de atingir um público realmente muito específico, que se auto-identifica em seus perfis.

Casos de sucesso

De qualquer forma, o Facebook está de olho nesse avanço das pequenas e médias empresas, e, para tentar segurá-las, anunciou o lançamento de uma página para apresentar seus 'Casos de Sucesso' e dicas eficazes para novos empreendedores na rede social. Quem quiser também pode utilizar o canal para compartilhar sua própria história com o mundo.

"Eu adoraria ouvir suas histórias. E eu sei que vocês gostariam de aprender uns com os outros. Convido você a compartilhar suas histórias em 'facebook.com/business/success', para que você possa inspirar mais empreendedores, a fim de transformar suas paixões em realidade. Todos nós começamos pequenos", escreveu Dan Levy no blog da rede social.

Casos de Sucesso Facebook