Facebook atinge 1 bi de perfis cadastrados, mas quantos deles são falsos?

Por Redação | 10 de Outubro de 2012 às 11h25

Mark Zuckerberg anda dizendo por aí com todo orgulho que sua rede social atingiu a marca assustadora de um bilhão de usuários ativos. Mas quantas dessas contas devem ser realmente verdadeiras? Em agosto, a rede social divulgou alguns números especulando que cerca de 8,7% de todos os perfis são falsos.

Porém, o pessoal do Joy of Tech não acredita muito nisso. Tanto que a turma criou um gráfico bem divertido para mostrar como o Facebook está dividido. Segundo eles, 167.785.962 contas foram criadas pelo próprio Mark Zuckerberg desde o dia 4 de fevereiro de 2004, apenas para dar uma 'inflada' na rede social.

Além disso, eles também acreditam que existem diversas contas falsas criadas por adolescentes para enganar os pais, por profissionais para enganar os chefes e por maridos para enganar esposas (e vice-versa). Eles também ressaltam que existem pessoas 'espertas o suficiente para não fornecer suas informações reais para o Facebook'.

Confira alguns outros pontos que, juntos, podem fazer esse bilhão de pessoas cair até mesmo pela metade:

  • Contas criadas porque o usuário esqueceu a senha de seu antigo perfil
  • Usuários que possuem duas contas, porque a primeira ficou cheia demais com tantos 'amigos'
  • 7.620 contas criadas pelos irmãos Winklevoss para continuar no Facebook - depois de Zuckerberg ter bloqueado todos os seus perfis (muito criativa essa, convenhamos)
  • Contas criadas por empresas para vigiar e trollar outras empresas
  • Contas criadas para vigiar ex-namorados (as)
  • Contas criadas para os animais de estimação das pessoas

No final das contas, a menor fatia do gráfico fica com as pessoas reais. Apesar de ser bem divertida, essa versão do Joy of Tech até que faz sentido. Quem aí já passou por alguma das situações citadas acima ou concorda com o que foi especulado pelo site?

Gráfico de usuários do Facebook
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.