Facebook at Work, nova rede social corporativa, é lançada

Por Redação | 14.01.2015 às 14:36 - atualizado em 14.01.2015 às 16:59
photo_camera Reprodução

O Facebook lançou nesta quarta-feira (14) sua nova plataforma Facebook at Work, que permite que empresas utilizem a rede como uma ferramenta corporativa, afirma o TechCrunch.

A plataforma foca nas cada vez mais interessantes iniciativas das redes sociais corporativas, ambientes digitais empresariais fechados que estimulam que funcionários de uma companhia conversem e colaborem dentro do trabalho de forma mais interativa, gerando novas possibilidades através da troca de informações.

A nova plataforma é muito semelhante ao atual design da rede social e por ora possui as mesmas funções, mas poderá incluir novidades e diferenças que a tornarão mais eficiente para o ambiente profissional quando as APIs para desenvolvedores forem abertas.

Um usuário pode se autenticar no Work com um login corporativo separado ou através do seus próprios dados de login do perfil normal do Facebook. Entretanto, qualquer post ou atividade feita dentro da plataforma Work fica restrita e segura dentro daquele ambiente e não aparecerá no perfil tradicional do usuário.

O serviço foi lançado hoje em aplicativos para Android e iOS, além de uma versão desktop, mas só está disponível para alguns parceiros-piloto selecionados pelo Facebook. A ideia é que o produto ainda passe por uma fase de testes, como afirmou o engenheiro diretor Lars Rasmussen. Neste momento, o foco do Facebook é nas companhias com 100 ou mais empregados.

Ainda há muitas questões que não foram reveladas pelo Facebook como, por exemplo, a forma com que a empresa deverá trabalhar com o Work. A rede social ainda não falou sobre os planos de monetização para a plataforma, ou sobre como suportará aplicativos de outras empresas dentro do Work. Por ora, tanto aplicativos terceiros quanto publicidade estão desabilitados dentro da nova plataforma.

Segundo Rasmussen, o Facebook at Work é baseado na maneira como os próprios empregados do Facebook se comunicam dentro da empresa, compartilham documentos e planejam reuniões. Quando Mark Zuckerberg faz algum anúncio oficial sobre o site, ele utiliza a plataforma, por exemplo.