Facebook anuncia compra de empresa de reconhecimento de voz

Por Redação | 14.08.2013 às 07:30
photo_camera Sunday Telegraph

O Facebook anunciou nesta terça-feira (13) que está comprando a Mobile Technologies, uma empresa conhecida pela sua tecnologia de reconhecimento de voz e tradução automática, distribuída por meio do aplicativo Jibbigo. O sistema adquirido pelo Facebook pode permitir que os usuários postem na rede social sem a necessidade de usar o teclado, por exemplo.

A nova aquisição pode ajudar o Facebook a ampliar ainda mais sua base de usuários móveis, já que a tecnologia pode fazer com que eles se conectem à rede social com mais facilidade enquanto estiverem em movimento. A tecnologia de voz tem se tornado cada vez mais importante para ajudar as pessoas a navegar em seus dispositivos móveis, e isso pode ajudar a empresa de Mark Zuckerberg a se destacar ainda mais no mercado móvel.

"Apesar de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo já utilizarem o Facebook mensalmente, estamos sempre procurando maneiras de ajudar a conectar o resto do mundo também", escreveu Tom Stocky, diretor de gerenciamento de produto do Facebook. Os detalhes financeiros da aquisição não foram revelados, mas muitos colaboradores da Mobile Technologies, "algumas das pessoas talentosas da indústria" de acordo com Stocky, vão trabalhar na equipe de engenharia na sede do Facebook, na Califórnia, assim que o negócio se concretizar.

Fato é que já faz mais de um ano que o Facebook está focado em ampliar sua base de usuários móveis e, consequentemente, suas receitas provenientes desse tipo de dispositivo. E a rede social está realmente se saindo muito bem nessa tarefa.

Seu aplicativo móvel rapidamente se tornou o mais popular em diversas plataformas em todo o mundo. Em maio, a empresa anunciou que sua base de usuários mensais ativos aumentou em 23%, para 1,11 bilhão, enquanto seus usuários móveis ativos mensais cresceram 54% para 751 milhões.