Facebook altera algoritmo em seu feed para privilegiar notícias

Por Redação | 03 de Dezembro de 2013 às 11h53

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (2) uma alteração em seu algoritmo do feed de notícias. Agora, segundo a rede social, notícias e artigos serão privilegiados, principalmente na versão mobile.

De acordo com Varun Kacholia, gerente de engenharia do Facebook, e Minwen Ji, engenheiro de software, o objetivo da mudança é criar mais conversas em torno destas notícias, ao invés dos memes. "Nós faremos um trabalho melhor de distinção entre um artigo de alta qualidade e uma foto de um meme hospedada em outro local quando uma pessoa clicar nessas histórias no mobile", afirmava o comunicado.

Além disso, a rede social também irá recomendar artigos relacionados para usuários que clicarem em um link no feed. As recomendações aparecerão logo abaixo do post clicado.

Notícias privilegiadas no Facebook

A novidade revela uma tentativa de resgatar usuários, principalmente os jovens, que têm abandonado a rede social. Em compensação, o tráfego originado de artigos compartilhados no Facebook cresceu 170% em 2012, o que mostra que as pessoas estão acessando notícias como nunca.

Vale lembrar que a novidade também é um esforço para competir diretamente com o Twitter, que hoje é referência em encaminhar notícias.

Na semana passada, o site MyTechSkool revelou screenshots do que poderia ser um teste de um novo recurso, batizado de "Salvo". A ideia é basicamente salvar artigos que você encontrar no Facebook para "ler mais tarde". Caso seja confirmada, junto do novo algoritmo, a ferramenta poderá ser uma forte aliada para transformar o Facebook em um grande "distribuidor" de notícias.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.