Facebook contabiliza 76,3 milhões de usuários 'fake'

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2013 às 20h08

Nos últimos meses, o Facebook obteve resultados positivos no combate a contas falsas, usuários falsos e ao spam, mas a rede social ainda continua repleta de contas 'fake', segundo informações da própria empresa divulgadas na última semana durante a apresentação dos seus resultados no quarto trimestre de 2012. As informações são do Digital Trends.

A empresa afirmou que o número de contas 'indesejáveis', também conhecidas como spam, caiu para 0,9% do seu total de usuários ativos mensais de 1,06 bilhão. Com base nisso, estima-se que 9,5 milhões das contas no Facebook são consideradas indesejáveis, número bastante inferior em comparação às 15,1 milhões de contas registradas em um levantamento em junho de 2012.

Um usuário ou conta 'indesejável' é qualquer conta "destinada e usada para fins que violem os termos de uso da rede social, como o spam". Além disso, o Facebook também afirma que contas duplicadas mantidas pelo mesmo usuário representam cerca de 5% do total de usuários mensais ativos em todo o mundo, totalizando 53 milhões de contas. Já 1,3% de todas as contas, ou 13,8 milhões, são de contas tidas como 'descaracterizadas', ou seja, perfis feitos para animais, por exemplo, algo que o Facebook entende como 'Páginas'.

A empresa ainda afirmou em seu relatório que o número total de usuários que não são pessoas é de cerca de 72,5 milhões - o Facebook afirma que sua contagem é baseada em uma pequena amostra de contas e pode estar errada. O número total apresenta queda de 6,7 milhões em comparação ao registrado em agosto de 2012.

A caça aos spammers não é a única frente de batalha na qual o Facebook está se mobilizando. Em junho do ano passado, a empresa lançou uma campanha da 'regra dos 10 segundos', pedindo que as pessoas visualizem por pelo menos 10 segundos qualquer tipo de conteúdo na web antes de compartilhar no Facebook, visando acabar ou retardar o compartilhamento compulsório e automatizado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.