Facebook adquire startup especializada em notícias sociais

Por Redação | 14 de Janeiro de 2014 às 09h55

O CEO da Branch, Josh Miller, anunciou a compra da startup especializada em notícias sociais pelo Facebook. O negócio não teve valor oficial divulgado, mas o The Verge estima que Mark Zuckerberg tenha pago US$ 15 milhões pela empresa, especializada em aplicativos móveis que promovem a discussão sobre fatos e temas de interesse comum entre seus usuários.

Os nove funcionários da empresa continuarão a trabalhar na sede da Branch, em Nova York, e passam a integrar o projeto Conversations do Facebook. A ideia é unir donos de perfis por meio de seus interesses em comum, motivando a discussão e o tempo de permanência na rede social.

A ironia é que o Potluck, outro dos serviços da Branch que agora também é de propriedade de Zuckerberg, tinha como objetivo, justamente, retirar as discussões do Facebook. Por meio de uma interface semelhante à do Tinder, usuários podem escolher os assuntos que mais lhe interessam e comentar, além de convidar amigos para participar da conversa em tempo real.

Em postagem em seu Facebook pessoal, usado para o anúncio, Miller afirmou que, apesar da aquisição, o Branch e o Potluck continuarão a existir independentemente, mas agora serão trabalhados em uma escala muito maior. A empresa recebeu, recentemente, um grande aporte de investimentos de nomes graúdos do mundo da tecnologia, como Biz Stone e Evan Williams, do Twitter.

A aquisição da Branch faz parte de um movimento do Facebook para melhorar a qualidade da linha do tempo de seus usuários, reduzindo a exibição de memes e dando destaque para notícias reais. Sistemas para medir o que exatamente é de interesse dos usuários, além de ferramentas para separar o falso do verdadeiro, já estão sendo trabalhadas pela rede social.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.