Facebook adiciona tag 'sátira' em artigos de sites de notícias falsas

Por Redação | 18 de Agosto de 2014 às 17h35

O Facebook está testando a tag “satire”, ou “sátira” em português, em artigos relacionados ao site The Onion, que é voltado para a sátira de notícias. O novo modelo funciona assim: quando você clica em uma notícia ou curte, o Facebook oferece logo abaixo três opções de artigos relacionados àquele tema. Quando esses artigos relacionados são do site The Onion, o usuário vê agora a palavra “satire” entre parênteses em frente ao título do artigo.

facebook satire

Caso a forma de identificar essas notícias realmente se popularize na rede e atinja outros sites especializados em notícias falsas, como o The Onion, no Brasil poderemos ver este tipo de tag à frente de artigos relacionados de sites como G17, Sensacionalista e Piauí Herald, por exemplo.

A adoção da palavra, no entanto, ainda é limitada e até o momento só foi identificada no The Onion. Outros sites americanos também voltados para sátiras como a paródia do Buzzfeed, Clickhole, não mostram a palavra.

Em nota, um porta-voz do Facebook disse para o site Ars Technica que a rede social está “realizando um pequeno teste" e que "isto está sendo feito porque usuários solicitaram o desenvolvimento de um mecanismo que deixasse clara a diferença entre notícias verdadeiras e falsas”.

O Facebook, no entanto, não esclareceu como determinou quais sites seriam identificados pela tag, uma vez que nem todos os satíricos levam a tag em frente aos seus artigos relacionados. A ferramenta está em fase de testes há um mês, informou a nota.

Fonte: http://arstechnica.com/business/2014/08/does-facebook-think-users-are-dumb-satire-tag-added-to-onion-articles/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.